Editorial


por Maria José Ascensão

Aqui está mais uma edição do Etc que se apresenta com uma nova imagem. Este é um número especial: o nosso jornal completou o seu primeiro aniversário. Não foi fácil chegar até aqui. Exigiu empenho e determinação. É justo homenagear toda a equipa que acreditou e desenvolveu o projecto. Mas o grande desafio será sempre o de continuar, assumindo a responsabilidade de crescer e melhorar.
O jornal escolar é reconhecido como um importante instrumento pedagógico. A produção do jornal escolar permite o desenvolvimento do espírito crítico, da criatividade e do trabalho em equipa. Estimula a escrita, a leitura, a expressão gráfica e o sentido estético; cultiva o saber fazer e o gosto pela produção de algo concreto. É um espaço de expressão em liberdade e responsabilidade. Pela diversidade temática que vai abordando, pode ser igualmente um veículo de divulgação científica e de promoção de relações entre a escola e o meio envolvente.
O envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e instituições ou personalidades da comunidade na produção do jornal escolar pode e deve ser encarado como um verdadeiro exercício de cidadania. O jornal escolar pode constituir-se como um instrumento cívico ao proporcionar o debate alargado a toda a comunidade educativa, a partilha dos problemas e dos sucessos da vida da escola, dos alunos e dos professores e ser, assim, uma mais-valia no processo de ensino/aprendizagem e na construção da identidade da escola/agrupamento.
É por tudo isto que cada nova edição do Etc é motivo de grande satisfação. São as nossas vivências e opiniões que surgem retratadas em cada página. É, assim, fundamental alargar a participação no jornal a mais alunos, professores, pais e funcionários, sem esquecer o 1º ciclo e a educação pré-escolar. Somos um agrupamento de escolas que está a dar os primeiros passos na construção da sua identidade colectiva. Temos um longo caminho a percorrer. O propósito de privilegiar a inclusão será certamente um vector estruturante desse roteiro aberto e plural que se tem vindo a traçar. O Etc é, sem dúvida, um veículo privilegiado para a aproximação da nossa comunidade e para a construção da nossa identidade, que deve, por isso, ser apoiado e estimulado. Escrever ou participar no jornal do nosso agrupamento é torná-lo no ponto de encontro de todos. Ficamos à sua espera.

Comentários

Anónimo disse…
Força!

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz

Reencontro de ex-alunos do “Liceu D. Manuel II”