Olá a todos!


Programa especial de férias
por Helena Salgado

Porque gostamos sempre de obter algum feedback sobre aquilo que fazemos, atrevo-me a vir aqui a agradecer em meu nome, em nome dos meus colegas, e dos alunos do 11º CCT, a vossa participação nas comemorações do bicentenário do nascimento de Darwin. Muito obrigado!
A sala cheia, para além de ultrapassar as nossas expectativas, veio atestar a actualidade do tema.


Quer através dos jornais, quer pelos canais televisivos, temos tido notícias sobre as excelentes oportunidades que existem no nosso país e concretamente na cidade do Porto, para aprender um pouco mais sobre a figura e obra de Darwin. Para todos os interessados, aqui fica uma sugestão para as férias que se aproximam.

Aproveite a época de férias para visitar a exposição intitulada “CHARLES DARWIN (1809-2009) EVOLUÇÃO E BIODIVERSIDADE” na companhia dos teus colegas, professores, amigos e ou família. É um programa interessante e enriquecedor.

Local: Reitoria da Faculdade de Ciências da U. P.
Praça Gomes Teixeira Porto

Horário: 2ª a 6ª -feira, das 10 às 19 horas.
2 Fevereiro a 24 de Novembro 2009
Entrada: Gratuita

Na visita poderá fazer um percurso por quatro salas, com vários módulos onde além do material específico da exposição, contemplará peças do espólio do Museu.
Na primeira e segunda salas os visitantes podem ver um painel de grandes dimensões sobre a viagem do Beagle e as observações nas Ilhas Galápagos que contribuíram para a formulação da Teoria da Evolução. Esta sala contém ainda informação sobre Darwin e Wallace.
Na segunda sala estão expostas algumas obras (edições actuais) de Darwin e sobre a sua obra, bem como alguma informação sobre a controvérsia suscitada sobre a Teoria da Evolução.
A terceira e quarta salas são consagradas à Biodiversidade, tentando-se demonstrar a sua importância e a necessidade de a conservar. Além de informação geral em painel sobre o assunto, a Biodiversidade está ilustrada através da exposição de quatro grupos taxonómicos contendo parte das colecções do Museu de História Natural:
- Insectos;
- Peixes;
- Aves, entre as quais alguns exemplares de colibris e ninhos;
- Vários exemplares de Primatas.

Os visitantes poderão ainda observar para cada grupo taxonómico um painel informativo e um filme em projecção contínua.
Outro destaque é um esqueleto montado de gorila que pretende assinalar “2009 Ano do Gorila” e que vai suscitar a atenção.

Sei que não é de hoje o vosso interesse pelo tema da evolução, da biodiversidade, nomeadamente em Portugal, e das espécies em risco de extinção, por isso aqui fica desafio: vá até ao Museu de História Natural. Boas férias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz