Projecto Comenius “United Europe and its many faces”


por Isabel Silva e Margarida Moreira

Entre os dias três e oito de Março de 2009, as professoras Isabel Maria Silva e Maria Margarida Moreira acompanharam os alunos Diana Magalhães do 11º. E, João Matos do 12º. F, Beatriz Vilarinho, Catarina Gomes e António Abreu do 10º. A a Marburg, à Elisabethschule, no primeiro encontro de alunos, integrados no Projecto Comenius.
O tema a tratar pelas Escolas envolvidas no Projecto era Música.
De acordo com o programa, no primeiro dia, os alunos acima citados apresentaram um vídeo sobre a sua Escola, assim como uma entrevista filmada sobre as preferências musicais dos colegas portugueses.
No segundo dia, fizeram a apresentação dos posters sobre os dois músicos: um clássico – Artur Napoleão – e um moderno – Rui Veloso. Foram ainda ver uma sessão de cinema alemão sobre o mesmo tema – 4 Minutos.
No dia seguinte, apresentaram vários tipos de música portuguesa, acompanhados da audição dos mesmos em CD e ao vivo. Distribuíram desdobráveis relativos a esses tipos de música.
Após o almoço, os professores intervenientes e o Director da Escola de Marburg responderam a algumas questões sobre o Projecto Comenius, colocadas por jornalistas aí presentes. A professora Isabel referiu que Portugal foi dos primeiros países a integrar o projecto e que, neste projecto, o mais importante era a possibilidade que os alunos tinham não só de apresentarem os seus trabalhos noutras escolas, como do intercâmbio cultural e enriquecimento linguístico. Os alunos demonstravam muito entusiasmo e alegria ao integrar o projecto.
Para finalizar, e durante o que foi chamado de Big Event, a Beatriz, a Catarina e o António tocaram uma música popular portuguesa – Oh Rama, Oh que linda Rama – e um fado – Barco Negro – adaptados para instrumentos clássicos. O João tocou em guitarra acústica e cantou a música Society is lost da sua banda Wait & See (W8n’C). A Diana teve como papel apresentar e introduzir o grupo.
O quarto dia foi dedicado a uma ida a Frankfurt onde fizeram uma visita guiada à casa de Goethe; foram também à Catedral, no centro histórico da cidade. Estiveram ainda nas margens do rio Main.
No Sábado os alunos ficaram com as famílias que os levaram a visitar, uns Marburg, outros Giessen; uma aluna foi levada a ver a neve e outra a uma piscina aquecida.
A prestação dos alunos foi de elevada qualidade, merecendo os elogios das escolas participantes e do próprio Director da Escola de acolhimento.
Os alunos foram recebidos pelas famílias com agrado, as quais os acharam muito bem-educados, afáveis e sociáveis.
A organização foi de qualidade média, uma vez que o programa não foi rigorosamente cumprido e algumas vezes sofreu alterações.
O filme mostrado aos alunos revelou-se de grande agressividade emocional para jovens desta faixa etária.
Na visita a Frankfurt, os alunos não puderam visitar o Museu de Arte Moderna, como seria do seu agrado, por deficiente planificação.
No seu todo, a deslocação foi positiva, pois proporcionou aos alunos e aos professores o contacto com escolas diferentes, com culturas diversas, enriquecendo-os do ponto de vista humano, social, cultural, linguístico e do conhecimento. O entusiasmo e a alegria dos alunos que participaram contagiaram positivamente os colegas e incentivou-os a trabalharem de modo mais motivado, no âmbito do Projecto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz