Rodrigues com um novo "Look"!

por Ricardo Dias (aluno do 12ºE)

Na passada quinta e sexta feira (19 e 20 de Março) decorreu um evento no Dolce Vita chamado “Look Académico”, em que a nossa escola teve prazer de participar. Este evento consistia em encontrar o protótipo do estudante do séc. XXI, sendo que, nas edições anteriores, apenas contava com a participação de alunos que frequentassem o ensino superior. Porém, este ano, o evento abriu as suas portas ao secundário, pela primeira vez. A selecção dos candidatos a participar foi feita previamente pelos representantes das Associações de Estudantes dos vários estabelecimentos de ensino o que, no nosso caso, não se sucedeu. A exigência de candidatos a participar eram: três do sexo masculino e três do sexo feminino, tendo sido feita pelo último presidente (que presidiu o ano passado) Ricardo Dias.
O “Look Académico” consistia na realização de três provas.
A primeira (realizada na quinta-feira) serviu para apurar os cinco elementos (de cada sexo e de cada nível de ensino) que passariam à final, e consistia numa breve apresentação pessoal de cada elemento ao júri constituinte. Os cinco seleccionados pelo júri passariam à final onde realizariam duas provas: uma Física (lançar cestos) e uma de Talentos. O vencedor seria o candidato que obtivesse mais pontuação por parte do júri e seria premiado com uma anuidade no Holmes Place. No entanto, todos os elementos que passassem à final, contariam com um bom prémio.
Os candidatos da Rodrigues de Freitas que foram seleccionados pelo Ricardo Dias para representar a escola foram: Ricardo Costa (Manecas), Miguel Barbosa e Filipe Dias, escolha esta baseada na postura, talento e “à vontade” destes rapazes. Infelizmente não foi possível levar a participar nenhum elemento do sexo feminino da nossa escola, devido à incompatibilidade de horários e um “pouco de vergonha”.
No dia, estavam representadas 4 Escolas Secundárias do Porto: E.S. Carolina Michaelis, Clara de Resende, Aurélia de Sousa e Rodrigues de Freitas. Haviam sérios candidatos e a concorrência era muita, sendo o escalão de “Masculino Secundário” o que contava com mais participações.
O primeiro a falar foi o Miguel Barbosa que, com um à vontade e boa postura, conseguiu convencer o juri. O segundo foi o Filipe Dias que, através da participação em várias actividades em áreas distintas, conseguiu a atenção dos avaliadores. E, finalmente, o Ricardo Costa, que com uma boa escolha de discurso, deixou o júri satisfeito.
Dos onze candidatos na semi-final passaram apenas cinco, estando entre eles o Filipe Dias, o Miguel Barbosa e o Ricardo Costa, (uma vitória para a nossa escola!!), os outros foram: um estudante da Escola Carolina Michaelis e um outro da Escola Aurélia de Sousa.
Na final, a prova física correu bem aos nossos candidatos no geral, restando a decisiva prova de Talentos. O primeiro foi o Ricardo Costa que através dos seus dotes no break-dance impressionou o júri. Seguiu-se o Filipe Dias que, com o irmão Ricardo Dias a acompanhar, conseguiu cantar e encantar todos os presentes com a interpretação da música "I'm Yours" de Jason Mraz. Finalmente o Miguel que, através de um discurso cómico, imprevisível e improvisado, mostrou que era também um sério candidato.
Após o júri muito ter pensado,deliberou e decidiu atribuir o primeiro prémio ao Filipe Dias, sendo considerado o estudante modelo para os jovens; o segundo prémio ao Ricardo Costa que, apesar de não ter vencido, mostrou o seu valor em todas as provas; o terceiro prémio foi para o Miguel Barbosa, pela sua capacidade de improvisação e discurso comicamente convincente.
Este “brilharete” por parte dos candidatos é a prova de que a nossa escola tem valor e vários modelos a seguir, nomeadamente para os mais jovens. Estes 3 participantes da casa que “roubaram” o pódio demonstraram, ao longo de todo o evento, uma capacidade de liderança e uma possibilidade de mudança na sociedade actual.
Espero que todos possamos aprender com estes exemplos e que fiquem orgulhosos por pertencerem a uma escola tão recheada de talentos e futuro. A Rodrigues Freitas ganhou um novo Look!! Parabéns, rapazes!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz