Se eu fosse…

por Francisco Lopes (aluno do 10ºB)

Se eu fosse… um computador ...
Conseguiria decifrar todos os mistérios da vida que tanto me encantam;
conseguiria saber tudo sobre esta arte que é escrever
e também saber todas as fórmulas matemáticas.
Mas, embora pareça tudo um regalo dos Deuses,
não conseguiria sentir o que a vida tem para oferecer,
Viveria à margem do conhecimento.
Se eu fosse… O simples vento...

Saberia todos os boatos da actualidade e também os mexericos; conseguiria sentir as curvas das montanhas
a água a correr debaixo de mim
e também iria trazer felicidade ou infelicidade aos agricultores.
Mas apesar de tudo, não podia ganhar forma
e iria estar para sempre incapaz de tocar ou cheirar.
Podia ser isto tudo e mais alguma coisa, mas nada, seria melhor do que ter o dom do toque, da audição, da visão, do gosto e do cheiro. Por muitos sonhos que tenha, nenhum deles me dá a vivacidade de ser um ser humano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz