Visita de Estudo ao Tribunal de Comarca de Vila Nova de Gaia e Palácio de Justiça

por Patrícia Paranho e Verónica Basílio (Alunas do CTSJ)

Nos dias 23 e 30 de Janeiro de 2009, a Turma do Curso Técnico de Serviços Jurídicos, no âmbito da disciplina de Informática e Contabilidade Judiciais, acompanhada pelos professores Cármen Cardoso e Sandra Santos, deslocaram-se ao Tribunal de Comarca de Vila Nova de Gaia e ao Palácio de Justiça. O objectivo da visita consistiu em observar as aplicações do “Habilus/Citius” nas tarefas inerentes à área de Secretariado, Gestão e Contabilidade Judiciais. Pode-se observar: situações processuais em que é possível a utilização de sistemas de videoconferência; tarefas inerentes ao registo de assiduidade dos funcionários; a elaboração de cadastro de bens móveis existentes em cada secretaria judicial e a gestão informática de cheques.
Foram efectuadas das 8h 30 às 12h 30. A deslocação para o Tribunal de Comarca de Vila Nova de Gaia foi de Metro e para o Palácio de Justiça foi a pé dada a proximidade da Escola.
Foram muito interessantes e de grande aplicabilidade prática. Por um lado conseguiu-se relacionar conhecimentos prévios relativos ao sistema de secretariado, contabilidade e informática judicial com os observados directamente no local. Por outro lado esta experiência foi, para muitas, um bom incentivo para estudo e visualização de material de apoio e pesquisa. Estas visitas criaram grande motivação para outras experiências.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz