Dia Mundial do Comércio Justo


por Helena Raposo, Adriana e alunos do 7ºB.Clube Comércio Justo

No dia 9 de Maio celebrou-se o Dia Mundial do Comércio Justo subordinado ao tema Combater as alterações climatéricas; Combater a Pobreza e a Crise Económica.
Reduzir as emissões de CO2.
Dia global, de acontecimentos locais.
Um festival da mudança , para mudar o rumo do Mundo!
Nele participaram: Reino Unido, Portugal, Espanha, Canadá, Nova Zelândia, Japão, Estados Unidos, ao todo setenta países. Cerca de mil eventos - concertos, colóquios, festivais, performances, venda e prova de produtos do C.J. envolvendo milhares de pessoas - produtores, consumidores, políticos, artistas, intelectuais,músicos, que procuraram sensibilizar o Mundo para estas questões e encontrar soluções justas.
A consciencialização destes problemas globais, o respeito pelo Terra, o desenvolvimento de uma economia sustentável, é cada mais urgente.
Os países ricos têm sido os mais beneficiados com a industrialização, com a poluição e o esgotamento dos recursos naturais do Planeta. Por isso, têm responsabilidades na redução das emissões de carbono e devem assumi-lo, o mais rapidamente possível, cumprindo as metas estabelecidas pela ONU para 2015.
Os países pobres do Sul, da Africa à América do Sul são os mais vulneráveis aos desastres ambientais as cheias, os terramotos, os tsumanis, a seca, têm atormentado a vida destes povos.
Por isso, os países do Norte devem começar a agir:
Reduzindo as emissões de carbono o mais cedo e rapidamente possível.
Promovendo uma economia internacional assente em práticas responsáveis e justas.
Começar a ajudar
Disponibilizando os recursos necessários para que os países do Sul se adaptem às mudanças climatéricas e ultrapassem a pobreza.
2009
É um ano vital! Os líderes mundiais dos países ricos (G8) irão reunir-se em Dezembro na cidade de Copenhaga, para discutir o aquecimento global.
Daí, deverá sair o compromisso justo e sério de reduzir a temperatura do Planeta em 2 graus Celsius.
Entretanto, cada um de nós, pode lançar uma pequena gota pelo arrefecimento do Planeta e por um Futuro Sustentável para as pessoas e para o Planeta.Mudar o nosso comportamento.
Poupar energia! Consumir de forma responsável!
Vamos seguir os conselhos dos alunos do 7º B:
«Vem para a Escola a pé ou de bicicleta, assim reduzes as emissões de CO2.
As sementes do C.J. vamos cultivar, vamos ver a Natureza a dobrar!
Combate o aquecimento global com lógica, compra agricultura biológica!»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz

Reencontro de ex-alunos do “Liceu D. Manuel II”