Entrevista ao Professor João Leitão

pelos alunos do 4º B

ETC: Professor João, gostava que nos contasse como é ser coordenador desta escola? Gosta de desempenhar este cargo? Porquê?

Professor João Leitão: Ser coordenador desta escola é um cargo de grande responsabilidade. Tenho que atender os encarregados de educação, os meninos e fazer o intercâmbio entre o Conselho Executivo e os professores. Tenho que saber tudo o que se passa na escola e devo fazer cumprir as regras aos alunos para que tudo corra bem.
Gosto do que faço, se não gostasse não estava aqui. Sou professor e tenho também formação académica para ser coordenador de estabelecimento.

ETC : O Que pensa das condições desta escola? Gosta do recreio como ele está? Não acha que as aulas de Educação Física precisavam de ter outro espaço?

JL : É uma pergunta que demonstra preocupação em relação aos espaços exteriores.
Como agora a escola funciona em regime normal, o número de alunos na hora do recreio aumentou, por isso dificulta o vosso movimento , para que seja mais agradável , gratificante e rentável o espaço vai ser reorganizado (um campo de futebol, um de basquetebol e voleibol) .
Como proposta para o futuro o campo de futebol vai ser rotativo, em cada dia da semana haverá uma actividade diferente que pode ser de bola ou não.
Claro que gostava que houvesse um pavilhão para as actividades desportivas na escola, mas está previsto ser possível usar o pavilhão do Rodrigues de Freitas.

ETC: Como considera o comportamento dos alunos desta escola? Qual foi a situação mais grave que teve para resolver?

JL : Os alunos desta escola têm um comportamento normal para crianças desta idade. Há um ou outro caso que excede, mas são crianças com toda a liberdade de fazer naquele espaço o que queiram desde que sejam brincadeiras saudáveis. Os que infringem as regras (subir às árvores, atirar a bola contra os colegas de propósito) têm que se lembrar de que há direitos e deveres. Se cumprirem com os deveres tudo corre bem.
Na escola não há casos graves. Por vezes os meninos do 1º ano como são novos ainda não sabem bem as regras e fazem o que não devem. Mas de um modo geral tudo corre bem.

ETC: Se lhe pedíssemos para eleger o melhor momento passado nesta escola, qual seria o preferido?

JL : O melhor momento passado nesta escola? Não é um, são dois. Um é quando estamos todos juntos (professores, alunos e funcionárias) nas assembleias de escola. Onde todos participam de uma forma ou de outra. Também trocamos impressões para melhor funcionamento da escola. O outro é quando passo no corredor e estão nas salas com muito juízo.
A escola é a vossa 2ª casa por isso gosto estejam cá e se sintam bem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz

Reencontro de ex-alunos do “Liceu D. Manuel II”