Entrevista ao Professor Nuno Crato
por Miguel Guedes (8ºB) e Tiago Carvalho (10ºA)
Etc: Será mesmo difícil ser professor em Portugal?
Nuno Crato: Ser professor é sempre difícil. É preciso estar-se preparado, ter capacidade de comunicação e muita resistência física.
Etc: Se mandasse, o que mudava?
NC: Algumas coisas. Não muitas. Tentava que a profissão de professor fosse mais respeitada, tentava que os programas se concentrassem mais nos temas essenciais. Promovia avaliações mais frequentes. Dava mais autonomia às escolas e tentava equipar as escolas de materiais para experiências e para um ensino mais moderno.
Etc: O que acha que vai mudar nos próximos anos em relação à profissão de professor?
NC: Não sei. Infelizmente a profissão de professor não é tão respeitada como devia.
Etc: Quais as competências actualmente atribuídas à SPM?
NC: A Sociedade Portuguesa de Matemática foi fundada em 1940 e sempre se dedicou a promover a investigação, o ensino e a divulgação da matemática. Damos frequentemente a nossa opinião crítica sobre como vai o ensino em Portugal e promovemos muitas acções. Por exemplo, organizamos as Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que este ano envolveram 30 mil estudantes, publicamos vários livros e revistas, nomeadamente a Gazeta de Matemática, e fazemos as Tardes de Matemática por todo o país, aos sábados à tarde.
Etc: A SPM, nos últimos anos, tem conseguido introduzir nas escolas, de norte a sul do país, vários concursos educativos de matemática. Qual o objectivo destes? E os resultados destes "jogos", que são feitos independentemente de "o examinador acordar bem ou mal-disposto", dão para concluir alguma coisa sobre o estado da matemática em Portugal?
NC: Organizamos as olimpíadas, como disse, organizamos o Canguru, que é outra competição, e ajudamos a organizar o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.
Os resultados das competições dizem pouco sobre o ensino da matemática, mas dizem-nos que há muitos jovens com imenso interesse e imenso talento para a matemática.
Etc: Como surgiu a oportunidade de vir à nossa escola dar esta palestra?
NC: Recebi um convite muito amável dos professores, nomeadamente da Dra. Conceição Coelho, que é colaboradora da SPM. Gosto sempre de ir a escolas falar com alunos e professores. Aprendo muito.
Etc: Com que ideia ficou da nossa escola?
NC: Fiquei com óptima impressão da escola. Vê-se que os professores estão preocupados e empenhados em melhorar o ensino. O ensino é para vós, alunos. Não se iludam: quanto melhor for a formação que agora receberem, melhor será o vosso futuro. Há oportunidades que não se repetem.
Comentários