Vamos contar caracóis


por Beatriz Marques da Costa

A”Ciência Viva”, associou-se à 'Darwin 2009' para divulgar o projecto 'Evolution MegaLab' da 'Open University' apoiado pela 'Royal Society' e pelo 'British Concil'. Trata-se de um projecto a nível europeu, desenvolvido no âmbito do '2009 ano Darwin', com o objectivo de:
» Proporcionar ao público de todas as idades, desde crianças em idade pré-escolar a avós, uma oportunidade de observar como funciona a evolução no mundo natural que os rodeia.
» Demonstrar que a evolução não é uma ideia teórica remota; é uma ocorrência diária;
» proporcionar ao público oportunidade de realizar uma experiência hands-on em biologia evolucionária durante o ano de Darwin;
» Publicar um estudo alargado relacionado com a mudança evolutiva em Cepaea spp em resposta às alterações climáticas e às pressões de predacção que ocorreram aproximadamente durante os últimos 60 anos.
» Um dos objectivos é publicar o estudo em revistas como Nature ou Science. Em que todos os colaboradores serão co-autores.
Pretende-se que o público registe on-line os dados recolhidos durante observações realizadas sobre caracóis do género Cepeae existentes em jardins ou em parques.
Pode participar qualquer pessoa que proceda antecipadamente à sua inscrição online. O projecto pode ser implementado individualmente ou em grupo. Os grupos podem ser de alunos e professores mas também podem agregar as famílias dos avós aos netos. Será certamente mais divertido procurar caracóis em grupo do que sozinho.Vamos formar os nossos grupos e vamos contar caracóis. Para além de um momento de contacto com a natureza a incluir no nosso projecto de vida saudável, pode ser divertido e útil, pois os resultados entrarão numa base de dados europeia. Estaremos assim a ajudar os cientistas a encontrar respostas a várias questões que se levantam relativamente à evolução das espécies, decorrente das alterações do clima e da composição da atmosfera a que neste momento assistimos.
Todas as instruções relativas ao processo se encontram em www.darwin2009.pt. Lá poderás encontrar instruções para o teu registo, e outras relativas à tarefa que te está a ser proposta. Encontrarás também os documentos, em formato pdf, para levares para o campo e procederes correctamente à contagem dos ditos caracóis. Depois é só entrares na base de dados em que te registaste e introduzires os resultados da tua contagem. Estarás a realizar procedimentos em tudo iguais aos dos verdadeiros cientistas e, o que é mais importante, a colaborar directamente com eles.
Aceita o desafio!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz