Entrevista com o professor Luís Alves sobre o núcleo de Pedro Nunes, no «Porto da Liberdade»

por Dinis Bento Loyens (aluno do 8ºB)

No âmbito do projecto "Porto da Liberdade", foi decidido fazer uma entrevista ao Dr. Luís Alves, sobre Pedro Nunes, o patrono da praça onde a nossa escola se situa. Foi um famoso navegador e matemático, por isso fomos entrevistar o Dr. Luís Alves, professor de matemática e colaborador da Biblioteca Jaime Cortesão.

Etc: Qual a importância de Pedro Nunes enquanto Homem de Ciência?
Prof. Luís Alves (L.A.): Pedro Nunes representa no seu tempo, séc. XVI, um dos mais ilustres estudiosos de quinhentos; Nasceu em Alcácer do Sal e estudou em Coimbra e Salamanca, onde foi Professor. Estudou e traduziu para português obras de Clássicos- como do Monge inglês João Sacrobosco e de Cláudio Ptolomeu (Livro I da sua Geografia). Nessa época, os problemas práticos mais importantes que se colocavam diziam respeito à “Arte de Navegar “, ou seja, como descobrir as rotas certas e mais curtas para as caravelas e naus. Representando o Mar ( O Oceano ) uma superfície curva esférica e não havendo no alto mar pontos de referência a não ser o SOL e as ESTRELAS, era necessário recorrer às suas posições para poder determinar as rotas; igualmente era necessário dispor de representações cartográficas que pudessem não só permitir os cálculos, como representar essas rotas.
É nessa tarefa imensa que o génio de PEDRO NUNES se exprime, através do estudo dos trabalhos de Astronomia, de Geografia, de Ciência Náutica dos antigos e para dar resposta às questões do seu tempo - grandes viagens transoceânicas- e aos problemas práticos dos Navegadores (ele que nunca andou de barco ! ), nomeadamente João de Castro, produziu novos instrumentos e novos processos de cálculo: medição de sombras; Nónio; e a Curva Loxodromia.
Como Professor, foi mestre de D. Henrique e do Rei D. Sebastião, tendo escrito tratados sobre A Determinação dos Crepúsculos, sobre a Náutica e sobre Álgebra da Aritmética e da Geometria, em particular da Geometria Esférica.
Pode assim considerar-se como o maior Matemático Português do seu tempo.

Etc: Qual considera ter sido o seu maior contributo para a Ciência?
L.A: O maior contributo poderá situar-se na articulação entre o estudo teórico dos problemas e a sua ligação com a prática (náutica), abrindo caminho para o Renascimento; Há nas suas Obras essa permanente ligação à Ciência como processo de resolução dos problemas da época; para tal estudou e comentou obras clássicas e de autores seus contemporâneos, como Euclides; Cardano e Tartáglia; como nota curiosa e ilustradora de como os grandes homens de Ciência, por vezes, não são suficientemente clarividentes, regista-se o facto de Pedro Nunes não ter dado importância relevante aos números negativos que então estavam a ser estudados em Itália considerando-os mesmo nefastos…

Etc: Qual a representatividade simbólica da Praça onde se situa a nossa Escola na cidade do Porto?
L.A: A Praça Pedro Nunes na Cidade do Porto é um dos locais mais emblemáticos da nossa Cidade, não só pelo seu enquadramento arbóreo, contíguo ao jardim da Igreja Românica de Cedofeita, como pela presença de dois bustos de notáveis homens de Saber e Ciência: Leonardo Coimbra ( Professor da nossa Escola) e de Jacinto Magalhães ,cuja presença está ligada ao Instituto de Genética, fronteiro à nossa Escola.

Etc: Arquitectonicamente, que melhorias poderiam ser introduzidas na referida Praça de Pedro Nunes?
L.A: Não há senão, porém, pequenos pormenores que deveriam ser corrigidos: as letras em bronze com o nome do busto fronteiro à entrada da Escola e o ajardinamento ; o estacionamento poderia ser redefinido e os “placards publicitários” poderiam ter melhor enquadramento, respeitando a História, para podermos desenhar um futuro melhor !...

Etc: Qual a motivação para a introdução da exposição sobre Pedro Nunes na nossa Biblioteca Escolar?
L.A: A introdução da presença de Pedro Nunes na Exposição dedicada ao início das Comemorações do Centenário da República deveu-se não só ao facto de a nossa Escola se situar na Praça com o seu nome, o que não é um acaso, como ao facto de ele ser um precursor e um dos maiores vultos da nossa História da Matemática, fonte de inspiração e exemplo para muitos dos matemáticos do tempo da República, nomeadamente Francisco Gomes Teixeira, que lhe dedicou um estudo de Homenagem.
Apesar de singela, a parte da Exposição dedicada a Pedro Nunes serviu para que os nossos Alunos, em particular da Escola da Torrinha, tenham contactado com algumas dessas realizações,tais como o Nónio; astrolábio e material documental, como contributo ao estímulo pelo gosto do saber.

Etc: Presentemente, ainda se utiliza o Nónio?
L.A: O Nónio, ao permitir determinar partes da unidade de ângulo na sua concepção inicial, foi não só aperfeiçoado, como é ainda parte integrante de muitos aparelhos de medida, quer linear, quer angular..

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