PROJECTO COMENIUS: United Europe and its many faces
pelas As professoras,Fernanda Pires de Lima, Isabel Maria Alves da Silva, Maria Margarida Baptista Moreira e Rosa Costa
Entre os dias 9 e 15 de Novembro de 2009, decorreu um encontro do Projecto Comenius no Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas no Porto.
O tema tratado no encontro do Projecto foi “As Línguas”.
No dia 9, de acordo com o programa, os professores e alunos da escola anfitriã receberam os professores e alunos das escolas parceiras. Alguns alunos deslocaram-- se ao aeroporto para receber e acolher os colegas em suas casas. Os professores levaram os colegas ao hotel.
No dia 10, cada grupo fez a apresentação da sua escola e meio envolvente. Os nossos alunos, da turma D do 12º ano, apresentaram um vídeo sobre a Escola, bem como uma entrevista filmada a “turistas” expressando a sua opinião sobre o país, a alimentação e preferências dos portugueses.
À tarde, todos os professores e alunos, portugueses e estrangeiros, envolvidos no Projecto, fizeram uma visita à cidade do Porto num autocarro turístico.
No dia 11, de manhã, as escolas da Finlândia, Alemanha e França, fizeram a apresentação dos posters sobre “A Origem da Língua”, bem como a apresentação dos seus trabalhos sobre o tema: ”Um Dia Típico no Meu País”.
À tarde, foi celebrado o dia de S. Martinho com jogos tradicionais de todos os países envolvidos e um “Magusto” enriquecido com iguarias das escolas parceiras.
No dia 12, de manhã, as escolas da Itália, Grécia e Portugal, fizeram a apresentação dos seus posters sobre “A Origem da Língua”, bem como a apresentação dos seus trabalhos sobre o tema : ”Um Dia Típico no Meu país”.
À tarde, realizou-se o chamado “Big Event” apresentado pela escola anfitriã aos seus parceiros.
O “Big Event” consistiu na Leitura declamada de Poemas sobre o tema “As Mãos”, poemas de autores latinos seleccionados pela professora Helena Padrão.
A turma E do 12ºano fez essa leitura declamada, apresentando uma ilustração das mãos feitas em ligadura engessada, realizadas em contexto da aula de Desenho.
Estes alunos apresentaram também uma fanzine, realizada na aula de Área de Projecto, com todos os poemas e ilustrações, cuja tradução em inglês foi realizada pela professora Isabel Silva.
Da selecção dos poemas foram lidos dois, por alunos do ensino especial, um deles por Ana Cristina Costa ( uma aluna cega) e outro por Daniel Fonseca ( aluno com baixa visão).
De seguida, os alunos da turma A do 11º ano apresentaram uma Performance sobre o tema “O Entendimento dos Falares Diferentes”.
Os alunos realizaram uma “dança” ao som de música tradicional de cada um dos países participantes.
O “Big Event”, apresentou uma outra leitura do tema ”Languages”-Línguas/Linguagens.
No dia 13, os alunos foram assistir às aulas dos colegas parceiros.
Os professores tiveram uma reunião de trabalho, para fazerem o balanço das actividades realizadas, e prepararem a próxima reunião, em Março, em Cagliari na Sardenha, sobre o tema “Globalização”.
À noite, foi realizado um jantar de despedida com os professores envolvidos no Projecto, no restaurante típico “Fado” (com fados e comida tradicional portuguesa).
Nos dias 14 e 15, os professores e os alunos das escolas parceiras regressaram aos seus países.
A prestação de todos os alunos foi de elevada qualidade, merecendo os elogios das escolas participantes e da própria Directora da Escola anfitriã.
Os alunos foram recebidos pelas famílias que os acolheram com agrado, as quais os acharam muito bem-educados, afáveis e sociáveis.
A organização foi muito boa, uma vez que foi trabalhado o tema e o programa foi rigorosamente cumprido não sofrendo alterações.
Este encontro foi muito positivo, proporcionando aos alunos e aos professores o contacto com escolas diferentes, com culturas diversas, enriquecendo-os do ponto de vista humano, social, cultural, linguístico e do conhecimento. O entusiasmo e a alegria dos alunos que participaram contagiaram positivamente os colegas e incentivou-os a trabalharem de modo mais motivado no âmbito do Projecto.
Comentários