Entrevista ao professor Orlando Sequeira


por Raquel Pontes (aluna do 12ºE)

Orlando Sequeira, natural de Guarda, frequentou o Liceu Normal de D. Manuel II (actual Escola Sede do Agrupamento Rodrigues de Freitas) de 1969 a 1972 e é docente da mesma há cerca de quinze anos.
Concluiu o curso de Arquitectura da ESBAP em 1979. Participou em algumas exposições colectivas e individuais como: Galeria Artespaço, Galeria OWO, Galeria Nazareth's, Ordem dos Médicos, Artistas de Gondomar, A Cadeira de Van Gogh, Restaurante Papavinhos e ainda AVEPOD.

Etc: Em que se inspirou para fazer estes quadros?
Orlando Sequeira (O.S): As fontes de inspiração imediata parecem-me óbvias, dependendo naturalmente dos temas em presença. Assim, os quadros de flores foram inspirados em flores reais, e de modo idêntico, nas paisagens urbanas, a inspiração veio de vistas da nossa cidade, etc.
No entanto, em todos os casos existiram também - em maior ou menor grau - outras fontes de inspiração menos imediatas e mais reflexivas, que conduziram à introdução de alterações nas formas, cores, contrastes, texturas, etc., e à integração de outros elementos compositivos, como por exemplo os insectos que sempre aparecem nas flores, as figuras transfiguradas em nuvens, etc.

Etc: De onde e quando surgiu o interesse pela pintura?
O.S: O meu interesse pela pintura sempre existiu e não sei de onde me veio. Comecei a riscar muito cedo e ainda não parei. Vou desenhando todos os dias, e pintando sempre que posso. “Eu, sou eu e as minhas circunstâncias”.

Etc: Porque resolveu expor os quadros cá na escola? Sente que esta exposição vai apelar pelo sentido artístico na comunidade escolar?
O.S: Há anos, a Senhora Dr.ª Luísa Lamas, Directora da Biblioteca, convidou-me a expor lá, mas tal não se concretizou no imediato, devido a vários problemas. Contudo, a Sr.ª Dr.ª Luísa foi sempre insistindo, e a conjuntura permitiu a sua concretização agora.
Não acredito que esta exposição tenha assim um impacto tão relevante na comunidade escolar, apenas constatei que algumas pessoas foram simpáticas ao referirem o prazer que fruíram numa observação atenta, o que me deixou muito feliz.

Etc: Estes quadros fazem parte de alguma colecção que possui?
O.S: Naturalmente que tenho bastantes mais quadros, e alguns muito diferentes destes. Se considerarmos temáticas, técnicas e estilos, podemos encontrar várias colecções.

Etc: Qual o quadro que lhe deu mais prazer de pintar? E porquê?
O.S: Uma pequena aguarela que tenho em casa. Porque os resultados foram surgindo sempre muito próximos do que eu pretendia.

Etc: O que pretende transmitir através da sua pintura?
O.S: Cada quadro é um quadro…Comum a todos apenas uma mensagem estética.

Etc: Esta exposição tem algum significado especial para si?
O.S: Como poderei dizer que não, depois de tanta insistência para ela se realizar? Além disso, a minha ligação a esta escola não é recente: fui aqui aluno e aqui lecciono há cerca de década e meia. O significado afectivo é evidente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz