Noites de Poesia “Mensagem Criptada” de Rui Fonseca
por Mário Sá
Dando continuidade à Semana da Leitura, tivemos mais duas noites de literatura no Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas realizadas na Biblioteca, dias 24 e 25 de Março, com a apresentação de Livros de Poesia de Rui Fonseca apresentados pelo próprio.
No primeiro dia ficamos a conhecer a paixão pela nossa cidade “PORTO”, transmitida pelo Livro “Desejos de amar o Porto” 64 poemas escritas pelo Poeta nascido em Foz Côa. Uma noite cheia de emoções e cantigas, dividida pela declamação de alguns poemas por Maria Emília Pinheiro e Manuela Maldonado, e cantigas escritas por Rui Fonseca, interpretadas pelo próprio acompanhado pela sua viola e por todos os presentes em grande afinação. Esta noite cheia de nostalgia e emoção, pois tivemos de volta três professores que já leccionaram nesta Escola, quer o poeta, quer as vozes que declamaram as poesias, levando-nos a cada local descrito pelo poema, da nossa bela cidade o “Porto”.
No dia 25, novamente com Rui Fonseca a apresentar o seu Livro “Portugal e o Quinto Império por cumprir”. Uma bela noite de pensamentos filosóficos com uma pequena introdução na nossa história e apoiado pelo livro “A Mensagem” do nosso grande poeta Fernando Pessoa, Rui Fonseca apresenta-nos uma hipótese bastante interessante em que nos faz descendentes do povo da famosa e mística cidade desaparecida “Atlântida”, e com o destino de sermos os promotores da criação de uma nova sociedade mundial, onde reinará a igualdade, a paz, o paraíso, o Quinto Reino. Reino profetizado desde à mais de 15.000 mil anos, por muitas individualidades da história mundial, passando pela criação da nossa nação e interrompida pelo reinado de D. Sebastião (o Rei desaparecido no nevoeiro). Ideias transportados pelos Templários ao longo da história, e mensagens criptadas como as descritas por Fernando Pessoa em “A Mensagem”. Reflexão interessante apresentada por Rui Fonseca que nos leva a nós povo lusitano com a responsabilidade de criar um novo Reino, o Quinto Reino.
Até que D. Sebastião apareça do nevoeiro, como reza a lenda, para dar continuidade ao nosso Destino, podemos em momentos de leitura, explorar esta temática no Livro apresentado “Portugal e o quinto Império por Cumprir”. Tal como uma das ideias de reflexão apresentadas por Rui Fonseca, seja a nossa língua, triângulo Portugal Brasil Moçambique, o inicio da continuidade da formação do Quinto Reino.
Comentários