Apresentação do Projecto Sertanidade


por Luísa Lamas

O projecto “Sertanidade” decorreu da parceria entre Noris Moraes, investigadora do Brasil, a EBS Rodrigues de Freitas e a EBS Diogo Bernardes de Ponte da Barca. Esta colaboração traduziu-se na vinda de Noris Moraes, à EBS Rodrigues de Freitas localizar, contextualizar e apresentar o Sertão brasileiro e a vivência das suas gentes. Assim, três turmas de Artes, do Secundário, lideradas pelos professores Adelaide Tavares, Eduardo Silva e Orlando Sequeira puderam interpretar a poesia de Carlos Cavalcanti, na obra Sertanidade e, exprimir as poesias em ilustrações. Trabalho notável atendendo à linguagem hermética que é utilizada na obra, explicada num extenso glossário, típica da região do Sertão, no estado de Pernambuco. Esta região fustigada pelo rigor da natureza e as suas gentes maltratadas e buriladas pela vida são de uma humanidade e solidariedade impar, que ressoa nas poesias.
A EBS Rodrigues de Freitas desenvolveu o sentido estético, a literacia da informação e o conhecimento de uma realidade distante e diferente traduzido nas ilustrações dos poemas -uma tradução da poesia em conteúdo visual. Os alunos da EBS Diogo Bernardes, de Ponte da Barca, efectuaram o percurso interpretativo da poesia e da imagem (ilustração), imprimindo um carácter dinâmico, transformacional, desafiador utilizando a linguagem multimédia, obtendo páginas interactivas, que obrigam a uma atitude de descoberta, interpretação e actuação para prosseguir o visionamento.
Sensibilizados para outras realidades traduzimos a obra para Braille, podendo assim, estar acessível a públicos com necessidades educativas especiais, levando o conhecimento da vida no Sertão e das suas gentes. Constata-se que os jovens se sentem seduzidos pela tecnologia, desta forma consideramos que, através do DVD construído, com recurso a som, imagem e áudio atingimos o público mais jovem ou com menores capacidades de literacia de informação ou apetência para ler. Várias traduções foram realizadas a partir da obra Sertanidade, de Carlos Cavalcanti, para linguagens diferentes, alicerçadas na interpretação, na expressividade e na legibilidade.
A apresentação do Projecto Sertanidade - DVD interactivo, livro em Braille e em papel iniciou-se no passado dia 4 de Junho, em Ponte da Barca, contando com a presença de Carlos Cavalcanti, Noris Moraes, investigadora do Brasil, Drª Aida Boalhosa, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponte da Barca, o Director da EBS Diogo Bernardes, Dr. Carlos Louro, Prof. Emanuel Cruz, responsável pela edição multimédia com os alunos, Profª. Luísa Lamas, Coordenadora da BE/CRE do Agrupamento Rodrigues de Freitas, os alunos que participaram no realização do DVD e, uma parte representativa da comunidade educativa da Diogo Bernardes.
Carlos Cavalcanti, muito emocionado realizou uma digressão pela sua vida explicando a sua forte ligação ao Sertão brasileiro. Nasceu lá, sendo o filho mais novo de uma família de 22 filhos. O pai faleceu sendo ele ainda jovem e uma irmã e madrinha, encarregou-se da sua educação e formação. Assumiu a liderança da família. O livro é baseado na sua própria vida, na fazenda enquanto o pai era vivo, que o marcou muito. Sertanidade é uma obra antropológica e telúrica.
Segundo Noris Moraes, o lançamento do livro começou por Ponte da Barca porque o apoio foi muito grande e "de braços abertos". A cooperação forte e calorosa que se iniciou com este projecto extrapola o que foi realizado até ao momento e vai continuar, com outras parcerias e intercâmbios culturais. Noris reforçou ainda que os alunos que participaram no DVD e que estavam ali presentes a serem homenageados, deveriam reter nas suas memórias aqueles momentos e ajudá-los a prosseguir sempre na sua caminhada profissional, mesmo no meio de dificuldades.
Foi efectuado um agradecimento especial ao músico Zézé que interpretou a música "Asa branca" utilizando apenas instrumentos da região do Norte de Portugal.
A apresentação prosseguiu com Maria da Fé uma jovem cega que leu a poesia "a viuvez" em Braille. Carlos Cavalcanti leu mais uma poesia da sua autoria - Quinguingu. Assim terminou na EBS Diogo Bernardes a apresentação, entre aplausos, sorrisos e congratulações.
O acolhimento ao autor e à família, esposa e filha, decorreu com o almoço no restaurante Altis e visita guiada pelo Castelo de Lindoso, Porta do Lindoso, Espigueiros e, por fim Nossa Senhora da Paz, com visita à capela e Museu do Cristal.
Na EBS Rodrigues de Freitas, no dia 8 de Junho iniciou-se com um momento musical executado por um aluno do 12º ano. Prosseguiu com uma apresentação de Carlos Cavalcanti, uma contextualização da vida sertaneja e do seu reflexo na obra e terminou com um agradecimento a todos os que colaboraram no Projecto. Alguns alunos recitam poesias do Sertanidade, com particular destaque para Madalena Teixeira que leu em Braille.O DVD interactivo é apresentado por Luísa Lamas que explica o menu principal de acesso às poesias, apresenta o clip de vídeo sobre o Sertão brasileiro e refere a página com bio-bibliografia de Carlos Cavalcanti. A título ilustrativo são exploradas algumas páginas com poesias criadas a partir das ilustrações dos alunos da Escola.
Ao terminar a sessão, o diálogo estabelece-se entre o público e Carlos Cavalcanti. São várias as questões colocadas. Carlos Cavalcanti realiza uma digressão pela sua vida. Sente-se a força "telúrica" da sua experiência de vida, a sua fé e a sua profunda dimensão humana. Deixa-nos não apenas a sua poesia antropológica e representativa da vida sertaneja mas também um exemplo de vida de uma pessoa excepcional, que fustigada pelas vicissitudes se tornou mais forte e humana.
Estamos muito gratos pela sua obra e pela sua presença, nesta sessão tão enriquecedora para todos. Esperamos que a colaboração que se iniciou com este projecto não esmoreça e origine novas parcerias sinérgicas e vivificantes para ambos.
A apresentação do Projecto Sertanidade passou pela Casa Guerra Junqueira, Biblioteca Almeida Garrett e Clube Literário recebendo elogios e incentivos. O público gostou de perceber que existem escolas que extrapolam o mero currículo e desenvolvem outros projectos de interesse para os jovens e para a comunidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz