Santana no Pavilhão Atlântico
texto e fotografias por Catarina Branco (aluna do 12ºE)
Carlos Santana, guitarrista e compositor mexicano, nascido em 1947, actuou em Lisboa, no Pavilhão Atlântico no dia 25 de maio. Santana é o guitarrista que mais gerações já tocou e é considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos! O nome inicial da sua banda era Santana Blues Band, sendo conhecida como Santana a partir do ano 1969 - mais precisamente com a sua actuação no Festival de Woodstock. Carlos Santana aprendeu, inicialmente, violino com o o seu pai.
Porém, mudou para a guitarra quando tinha 8 anos de idade. Santana lançou o álbum Supernatural em 1999, com participações de Rob Thomas, Eric Clapton, Lauryn Hill, ganhando prémios Grammy em nove categorias. Santana usa as guitarras PRS de modelo próprio. Ao longo da sua tour, Santana tocou com vários músicos, entre eles Steve Vai, Buddy Guy, Michael Jackson, Seal e Joss Stone.
Santana deu um concerto no Pavilhão Atlântico, dia 25 deste mês e, na minha opinião, foi um dos melhores concertos que já vi! Desde os ritmos latinos aos blues, às “rockalhadas”! Foi todo um “combo” fantástico e, sinceramente, IMPERDÍVEL. No concerto estiveram 20.000 pessoas! Não, não foi o número máximo de pessoas que já esteve no Pavilhão Atlântico. O número máximo foram 23.000, das duas vezes em que a Shakira pisou o palco do Atlântico. Mas foi o segundo número mais alto de espectadores! Para os que não foram, deixo aqui um “cheirinho” só para terem noção do que é ir ver o Santana, e na primeira fila!
Comentários