No Dia DN a economia foi o tema!

Por Sofia Alves (aluna do 12ºF)

No dia 14 de Março de 2011, no auditório do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas o Ex-Ministro das Finanças Dr. Miguel Cadilhe respondeu a algumas perguntas formuladas pelos alunos do ensino secundário.
Esta iniciativa decorreu no âmbito do Dia D.N (Diário de Noticias), tendo sido escolhida a figura pelo próprio jornal, na sequência de um editorial que alunos da nossa escola apresentaram a concurso.
Já com o auditório totalmente preenchido, as apresentações foram feitas pela Dra. Maria José Costa que com algumas palavras agradeceu a presença de todos e explicou em que circunstancias iria decorrer a actividade, passando a palavra a um dos alunos responsáveis. Gil fez as devidas referências biográficas à ilustre figura e finalmente foi dado início à entrevista em si.
Um grupo de alunos com perguntas previamente preparadas, confrontou o Ex-Ministro que prontamente respondeu, deixando bem claro que só teve conhecimento das mesmas, naquela mesma altura.
Como foi possível ver e ouvir, actualmente não são só as pessoas ligadas à economia que podem eventualmente sentir interesse num assunto tão actual e prioritário. Hoje em dia, jovens de todas as áreas sentem curiosidade e querem saber como chegaram as coisas a este ponto.
As questões abordadas foram as mesmas que todos fazemos há já muito tempo... Desta vez, pudemos obter uma resposta mais entendida no assunto e explicada de forma sucinta.
Começaram por perguntar, se a Crise que Portugal atravessa hoje, era ou não previsível na altura em que o Dr. Miguel Cadilhe exercia o cargo? A resposta foi negativa. Tentando explicar da melhor forma possível aos jovens como era a situação económica, fez algumas achegas a casos críticos que colocaram Portugal nesta posição.
Com perguntas mais pertinentes, os alunos partiram para hipóteses mais extremas e referiram a hipótese de serem implantadas algumas das medidas de Salazar como uma das soluções, até mesmo a suspensão da democracia! Na opinião que conseguimos ouvir do entrevistado, essa “não seria a melhor opção”.
O que deu mais que falar, foi o facto de se tentar compreender se há ou não uma solução para resolver os casos de desemprego. Tal como toda a gente pode confirmar, há um exagerado défice público, os bens materiais aumentam e os salários diminuem cada vez mais. Colocou-se também a dúvida de haver algum benefício nos Portugueses consumirem mais produtos nacionais ou continuarem a achar que “o que vem de fora é que é bom”? A resposta foi negativa, assumindo que devemos continuar a consumir o que é “nosso”, mas deixando bem assente que a melhoria económica do País, “não passa por aí”.
Dando a sua opinião pessoal e, tentando ser o mais concreto possível, o Dr. Miguel Cadilhe deu-nos uma imagem mais clara sobre como tudo acontece no meio económico. Admirado positivamente pela pertinência dos alunos, teceu elogios à equipa que realizou as perguntas e felicitou a inteligência com que abordaram o tema!

Mais fotografias em:
Dia DN 2011. Projecto N@ Escolas. Fotografias de Sofia Marisa e Hélder Marques (alunos do 12ºF)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz