Encenação pelos Cérebros Borbulhantes


por Aura Maia (Professora da EBSRF)

No âmbito da Semana da Leitura, o grupo "Cérebros Borbulhantes", encenou o poema narrativo da escritora Ana Saldanha que apresentou à escritora na sua visita ao Centro de Recursos da nossa escola.
O poema conta a história da pequena Sofia que tinha medo de um papão que ela imaginava morar no desvão da sua casa. Um dia decide enfrentar o papão, constata que ele é bom e simpático, tornam-se amigos e o medo desaparece.
Depois de estudada a obra, os alunos apontaram sugestões para a encenação da mesma, e sugeriram que o final da história fosse alterado, porque na opinião deles, as crianças não têm apenas um medo mas vários medos e por isso em lugar de um papão sugeriram que aparecessem vários papões em cena para metaforizar os vários medos. A alteração do final da história resultou do facto de os alunos entenderem que o desvão (onde nunca entrava o sol) só foi escuro enquanto a menina teve medo, porque quando a menina se tornou amiga do papão o desvão transformou-se num "desvão onde já entrava o sol" porque a menina já não tinha medo.
Salientaram também que a amizade é fundamental na vida das crianças e dos adultos e que sem ela a vida é triste e escura e por isso temos medos.
Os alunos compreenderam a metáfora presente no poema o que permitiu uma representação com sucesso. A autora ficou muito surpreendida e emocionada, agradeceu o trabalho dos alunos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz