Ler + em vários sotaques


por Mário Sá (aluno do 12º CCT da EBSRF)

Foi na semana de Leitura, actividade escolar entre os dias 04 e 08 de Fevereiro, nesta Escola, que se ouviu, na nossa língua, a declamação de vários poemas por estudantes de outras terras. A reunião de 30 culturas diferentes, num esforço a declamar os nossos Poetas, como Fernando Pessoa, Miguel Torga, Álvaro de Campo e Eugénio de Andrade, e traduções de Poetas de outras culturas, ditas em português. Mais de 100 alunos presentes a contrariarem a famosa história da Torre de Babel, pois uns após outros, e apesar de diferentes, a demonstrarem uma excelente organização de ideias e a proporcionarem um inicio de noite bastante agradável e divertida aos ali presentes. Entre risos e algumas dificuldades ao se expressarem, no final de cada intervenção denotava-se um orgulho (e algum acanhamento) do que aprenderam nos últimos seis meses. Para além do esforço que cada um, com toda a certeza aplicou para aprenderem a Língua Portuguesa, não deverá ser esquecido, a dedicação, o prazer, o esforço que tiveram os Professores deste curso, em integrar e ensinar todos os alunos. Não dá para duvidar que as dificuldades foram muitas, pois emtodos eles, analfabetos no falar Português (casos que até na própria língua), vislumbrou-se conhecimento e gosto por ali estarem.
Em exposição também foi possível ver alguns dos nossos escritores traduzidos em diversas línguas, nomeadamente em chinês.
Foi demonstrado que apesar das diferenças o Homem seria capaz de harmonizar atitudes e conceitos, traçando um objectivo para o bem comum e chegaram ao êxito que testemunhamos nessa noite.
Não poderei deixar de referir o banquete que esperava todos os presentes no final da apresentação.
Embora não podendo mencionar todos os nomes dos corajosos alunos que participaram nas declamações e na organização do evento, não deveremos deixar de referir o nome das cinco Professoras responsáveis pelo êxito demonstrado pelos alunos, tendo desde o inicio sido anfitriões portugueses dos alunos estrangeiros, e sendo peça fundamental no início da sua integração no nosso País quer a nível cultural quer social.
De um dos espectadores do evento permitam-me dar nota máxima então à Professora Maria do Carmo Azeredo Lopes, Isabel Oliveira, Cristina Moreira, Dulce Marques, Ana Maria Silva e Rosália Marques.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz