Mostra de Modding


por Ernesto Pinto (Professor da EBSRF)

No seguimento da iniciativa do ano anterior, pautada pela grande adesão comunidade escolar os grupos de Informática e Electrotecnia do AERF participaram na Semana das Ciências no âmbito do Departamento de Ciências Experimentais.
No ano transacto, os grupos incluíram na Semana de Informática uma mostra de Modding, que consiste na alteração do hardware constituinte de um PC, de forma a por um lado alterar o seu aspecto exterior, e por outro aumentar as suas performances. Esta mostra revelou-se uma grande surpresa, não só pelo evidente interesse e sucesso que demonstrou junto da comunidade, bem como, e sobretudo, pela grande originalidade das propostas, razão pela qual se decidiu incluir novamente este ano a mostra desses trabalhos.
O grupo de Electrotecnia acrescentou este ano uma nova dimensão à Semana das Ciências, já que na anterior edição se focou sobretudo o produto acabado das Tecnologias da Informação e Comunicação, dos Sistemas Digitais e da Electrónica: Os Computadores. Este ano, puxou-se o “filme” atrás.
Como se fazem as memórias? O que é um Descodificador de 7 Segmentos? Como se fazem os robots e os autómatos? Tudo isso se abordou este ano através de vários trabalhos de Electrónica Digital e Automação executados pelos alunos do 11º e 12º ano do curso Profissional de Técnicos de Gestão de Equipamentos Informáticos.
Nesta mostra estiveram patentes trabalhos de Electrónica Digital: Descodificadores e Contadores, Interruptores accionados por palmas, geradores de ondas e até um pequeno jogo com base na elementar Lei de Ohm. Estes e outros trabalhos presentes foram dinamizados e coordenados pelos Professores Ernesto Pinto, Pedro Alves, Jonatas Pereira, Augusta Martins, João Sousa, Teresa Ferreira e Sofia reis.
Mas é óbvio que o principal destaque foi para a demonstração do funcionamento de uma placa controladora K8000.
Esta placa é o State-Of-the-Art de vários sistemas actuais de controlo, estando estes na base da moderna robótica e automação. Esta placa recebe informação através de uma série de sensores e executa operações baseadas numa rotina pré-programada na placa e no valor das entradas dos sensores. A K8000 presente na mostra da Semana das Ciências comandava um rádio, um candeeiro e uma pequena lâmpada de 40W e foi integralmente montada e programada por alunos do 12º Ano, com supervisão do Docente Ernesto Pinto do grupo de Electrotecnia da Escola.
Como forma de apresentação lúdica de vários aspectos relacionados com as Tecnologias da Informação foi jogado também um jogo baptizado por “Info-Paper”, já que consistia numa actualização dos Rally-Papers, mas claro, sem os carros, e baseado em inúmeros conceitos afectos à informática. Vários alunos, divididos em várias equipas, percorreram a escola respondendo a perguntas e competindo para chegar em primeiro à meta. Ciência divertida!
Tal como no ano anterior tentou-se projectar uma imagem de colaboração de todos os envolvidos neste projecto, num espírito de equipa e concórdia, simbolizado nas camisolas criadas para esse efeito.
O balanço final não poderia ser senão positivo. A Semana das Ciências demonstrou a vitalidade criativa e cientifica da escola. Mostrou invenção, dinamismo e espírito empreendedor.
E todos os participantes, alunos, professores e comunidade estão de parabéns.
Até para o ano!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz