Troféu de Orientação do Porto

Desvendando os trilhos da cidade promovendo a Orientação
por Joana Correia (Profª Estagiária de Educação Física da EBSRF)
No passado fim-de-semana de 14 e 15 de abril, os alunos do 12º C da Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas tiveram a oportunidade de participar nas duas primeiras etapas da 8ª edição do Troféu de Orientação do Porto (1ª Etapa - Justlog Park Race e 2ª Etapa - O'Porto Urban Race).
Confiantes de que esta visita de estudo se constituiria numa excelente estratégia para estimular os alunos, dado o seu caráter motivador e aliciante, a professora de Educação Física da turma em conjunto com a professora estagiária, planificaram esta atividade com um enorme afinco e dedicação. Contudo, a organização do evento foi da responsabilidade do Grupo 4 Caminhos, que admiravelmente prestou o seu apoio à nossa equipa. Toda a organização envolveu um planeamento complexo e um investimento assinalável de tempo e de recursos na preparação do mesmo. Como tal, exigiu a escolha do espaço e do tempo, a elaboração dos percursos, a revisão dos mapas e uma preparação logística capaz de garantir o apoio à prova. Para além do trabalho preparatório moroso que esteve por trás deste evento de Orientação, no próprio dia, toda a equipa técnica começou a trabalhar desde cedo na montagem das estruturas temporárias existentes e na marcação dos pontos de controlo no terreno, para que esta atividade pudesse ser um verdadeiro sucesso.
A 1ª Etapa da prova foi realizada num espaço privilegiado, visto que os Jardins do Palácio de Cristal são um agradável espaço verde, a partir do qual se desfrutam deslumbrantes panorâmicas do rio Douro e do mar. Como tal, os alunos tiveram a oportunidade de explorar/conhecer alguns locais da cidade do Porto (Jardins do Palácio de Cristal, Casa Tait e Museu Romântico), vivenciando uma experiência distinta num clima lúdico e interativo, capaz de contribuir para o desenvolvimento das suas técnicas de Orientação (localização, orientação, leitura e interpretação do mapa).
Quanto à 2ª Etapa, foi efetuada na Zona histórica do Porto, que espelha a área mais antiga da cidade, sendo considerada Património Cultural da Humanidade. Ambas as provas exigiram uma enorme concentração por parte dos alunos durante a leitura e interpretação do mapa, para que pudesse ser selecionado o melhor itinerário a seguir e doseado o esforço individual e coletivo.
É de salientar que a atividade decorreu com grande empenho e entusiasmo, por parte de todos os alunos, que valorosamente procuraram alcançar a melhor classificação possível, o que por si só se constituiu num motivo de orgulho para escola. Perante a árdua tarefa de percorrer 3960 metros e de descobrir 23 pontos de controlo no menor tempo possível, a nossa equipa conseguiu alcançar uma boa prestação. Mesmo competindo com atletas de alto nível, conseguimos classificar-nos em 43º lugar e assinalar todos os pontos, no período de uma hora e vinte e quatro minutos.
Uma vez que o ensino-aprendizagem deve promover a interligação entre a teoria e a prática, ou seja, entre a escola e a realidade, a participação nesta prova permitiu-nos alcançar este objetivo. Deste modo, constituiu-se num excelente complemento para os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos da modalidade de Orientação, que assim se tornaram mais significativos.
Esta foi sem dúvida uma belíssima iniciativa, que envolveu simultaneamente uma componente lúdica e o desenvolvimento de uma maior proximidade entre professores-alunos, capaz de proporcionar a criação de um clima de aprendizagem salutar repleto descobertas mútuas.
Em suma, esta visita de estudo, mais do que um passeio, constitui-se numa situação de aprendizagem, através da qual foi possível a aquisição de conhecimentos, a par do desenvolvimento de técnicas de trabalho e da sociabilidade.
A Orientação é uma modalidade diferente que se encontra ainda em expansão no nosso país, sendo que esta atividade contribuiu para a sua promoção e divulgação. Deste modo, foi possível despertar o interesse dos alunos pelas atividades de ar livre, conduzindo-os à descoberta da beleza de que é revestida a cidade do Porto. Paralelamente, todos tiveram a oportunidade de se desafiar e interagir no mesmo instante, por estarem envolvidos atributos físicos e cognitivos em simultâneo, facto que lhes permitiu desvendar os seus limites e as suas próprias capacidades.

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