EPIS. Empresários Pela Inclusão Social
por Marisa Coelho (Mediadora do Projeto EPIS)
Passados 7 anos desde a chegada às escolas do Projeto EPIS, o principal programa no terreno, os “Mediadores para o sucesso escolar”, terá o seu maior alargamento de sempre em 2014/2015, em resultado dos recentes protocolos com o Ministério da Educação e Ciência, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Governos Regionais dos Açores e da Madeira, e de novas parcerias autárquicas. Estará presente em 29 concelhos do continente e nas ilhas, trabalhando em 169 escolas com 155 mediadores. Este alargamento representará uma duplicação da carteira de alunos EPIS para a sua maior dimensão de sempre - de 3.766 alunos em 2013/14 para cerca de 7.500 em 2014/15.
Em termos de resultados, a taxa de sucesso escolar dos alunos EPIS do 3.º Ciclo aumentou de 58,9%, em 2013, para 71,1%, em 2014. Os resultados da EPIS têm constituído sempre uma contribuição positiva para a melhoria das taxas de sucesso escolar nacionais.
Desde o lectivo 2012/2013 que a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, proporciona para os alunos do 3ociclo este projeto. Sendo que um conjunto de alunos, têm vindo a ser acompanhados desde então. Este ano letivo há a possibilidade de ser integrado novos alunos. A seriação destes alunos para o projeto, passa por duas fases: numa primeira fase é realizado um inquérito a cada aluno (screening), após autorização do encarregado de educação para recolher informação útil para a escola e, simultaneamente, perceber o risco de insucesso dos alunos; a segunda fase é a recolha dos resultados escolares dos alunos. Todo o trabalho será realizado pela Mediadora com o apoio dos Diretores de Turma. A informação recolhida individualmente é confidencial, sendo partilhados com a Direção da escola apenas os resultados globais dos questionários. São os resultados desta avaliação que permitem decidir a inclusão, ou não, dos alunos no grupo que será acompanhado pelo projeto. Posteriormente, os alunos selecionados serão acompanhados pela Mediadora que com eles, individualmente ou em grupo, trabalhará de modo a promover o seu sucesso escolar.
A Associação EPIS-Empresários Pela Inclusão Social, foi fundada em 2006, por um conjunto de empresários que responderam ao apelo da sua Excelência, o nosso Presidente da República, na necessidade de criar um projeto que promovesse o sucesso escolar e a prevenção do abandono escolar das crianças e jovens do nosso país.
Passados 7 anos desde a chegada às escolas do Projeto EPIS, o principal programa no terreno, os “Mediadores para o sucesso escolar”, terá o seu maior alargamento de sempre em 2014/2015, em resultado dos recentes protocolos com o Ministério da Educação e Ciência, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Governos Regionais dos Açores e da Madeira, e de novas parcerias autárquicas. Estará presente em 29 concelhos do continente e nas ilhas, trabalhando em 169 escolas com 155 mediadores. Este alargamento representará uma duplicação da carteira de alunos EPIS para a sua maior dimensão de sempre - de 3.766 alunos em 2013/14 para cerca de 7.500 em 2014/15.
Em termos de resultados, a taxa de sucesso escolar dos alunos EPIS do 3.º Ciclo aumentou de 58,9%, em 2013, para 71,1%, em 2014. Os resultados da EPIS têm constituído sempre uma contribuição positiva para a melhoria das taxas de sucesso escolar nacionais.
Desde o lectivo 2012/2013 que a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, proporciona para os alunos do 3ociclo este projeto. Sendo que um conjunto de alunos, têm vindo a ser acompanhados desde então. Este ano letivo há a possibilidade de ser integrado novos alunos. A seriação destes alunos para o projeto, passa por duas fases: numa primeira fase é realizado um inquérito a cada aluno (screening), após autorização do encarregado de educação para recolher informação útil para a escola e, simultaneamente, perceber o risco de insucesso dos alunos; a segunda fase é a recolha dos resultados escolares dos alunos. Todo o trabalho será realizado pela Mediadora com o apoio dos Diretores de Turma. A informação recolhida individualmente é confidencial, sendo partilhados com a Direção da escola apenas os resultados globais dos questionários. São os resultados desta avaliação que permitem decidir a inclusão, ou não, dos alunos no grupo que será acompanhado pelo projeto. Posteriormente, os alunos selecionados serão acompanhados pela Mediadora que com eles, individualmente ou em grupo, trabalhará de modo a promover o seu sucesso escolar.
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