Goalball “Um desporto adaptado aos normovisuais”

por Márcia Ferreira (Especialista em Desenvolvimento - Treinadora/árbitra da modalidade de Goalball)


fotografia de Helena Salgado (Profª da EBSRF)

O Goalball é um desporto coletivo para pessoas com deficiência visual, constituindo-se um desporto único, com material e equipamento específico, impossível de se comparar a qualquer outro desporto convencional. Não obstante de ser um desporto criado para pessoas com deficiência visual, pode ser desenvolvido com pessoas normovisuais, ou outras deficiências, desenvolvendo aspetos como a orientação espacial e a perceção auditiva.

Foi criado em 1946, e desde 1976 que é um desporto paraolímpico. Foi importado para Portugal há cerca de 20 anos, onde tem vindo a sofrer um grande desenvolvimento, com a realização anual do campeonato nacional e taça de Portugal. Em 2009, Portugal recebeu, no Algarve, o campeonato europeu de Goalball. 


É um desporto praticado por duas equipas de três elementos com o máximo de três suplentes. O jogo é disputado geralmente em recinto fechado num campo rectangular, com as medidas de um campo de voleibol (18m x 9m). A baliza ocupa o comprimento da linha de fundo do campo. Todas as linhas do campo são visuais e tácteis. O uso de vendas é obrigatório, para que todos fiquem em igualdade de circunstâncias. É necessário uma bola específica, que no seu interior contém guizos que emitem ruído para que seja mais facilmente detectada pelos jogadores. 


O objetivo do jogo é marcar golos à equipa adversária, através de lançamentos realizados apenas com os membros superiores. Por sua vez, a equipa, na sua acção defensiva, para evitar que a bola entre na sua baliza, deve defender com o corpo todo. 


Sendo uma modalidade em que os atletas têm os olhos vendados e a bola contém no seu interior guizos que emitem som, é imprescindível que decorra em silêncio. No entanto, os golos e outras ações podem ser entusiasticamente comemorados pela assistência.

Todos somos diferentes, todos temos características que nos tornam únicos, e nada melhor que experimentar esta modalidade para que nos possamos aperceber dessas diferenças, e das formas como às mesmas podemos responder.

Vem experimentar e ajudar a divulgar esta modalidade desportiva!


ver vídeos:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz