Projeto de Educação para a Saúde (PES) em retrospetiva…

por Alexandra Tabuaço (profª da EBSRF)
Começámos em 2008, ano em que este Projeto do Ministério da Educação foi, pela primeira vez, implementado na nossa escola (Rodrigues de Freitas). Os temas de abordagem prioritária são, desde essa altura, a Educação Sexual, a Alimentação e Atividade Física, a Violência em Meio Escolar, a Prevenção de Comportamentos de Risco e o Consumo de Substâncias Psicoativas.
Nesse ano, foram organizadas sessões de esclarecimento sobre Educação Sexual e a problemática das Relações Interpessoais na Adolescência, por uma pedopsiquiatra do Hospital Maria Pia e uma psicóloga do Programa Educativo “A adolescência e tu”. Também foi representada a peça de teatro “Deixemos o sexo em paz”, de Dario Fo, pela Companhia Maria Paulos, no anfiteatro (que saudades!) da escola.
Em 2009, realizaram-se ações de formação sobre “bullying”, sexualidade e comportamentos de risco e uma Feira da Saúde com técnicos disponíveis para atenderem toda a comunidade escolar. Para a dinamização de todas as atividades, a Coordenadora do Projeto contou com a colaboração do extinto Centro de Saúde da Carvalhosa e Foz do Douro e das estagiárias do Curso de Enfermagem do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com a qual se assinou um protocolo de colaboração por três anos.
Em 2010, o PES teve um acréscimo temático chamado “Gripe A”. Por causa dela foi elaborado e implementado o respetivo Plano de Contingência que levou à dinamização, pelas incansáveis enfermeiras estagiárias da UCP, de um teatro para os alunos das Escolas da Torrinha e Pinheiro e de um conjunto de sessões de esclarecimento para todas as turmas da escola sede. Depois de um Inverno (que, por sinal, não podia ter sido mais rigoroso!), e de uma boa dose de Vitamina C, o “bicho” foi-se…de vez!
Assinalaram-se, também, os Dias da Alimentação e da SIDA, implementou-se o programa “Kit Saudável” e criou-se o “Clube dos Padrinhos e Madrinhas”. Em relação ao tema Alimentação Saudável, fomos presenteados com os conhecimentos do Dr. Lima Reis (irmão do nosso caríssimo colega, que dá pelo mesmo nome!) numa palestra organizada para os mais pequeninos.
Com o objetivo de desmistificar alguns medos dos mais pequenos, as Enfermeiras Estagiárias da UCP, no Dia Mundial da Criança, dinamizaram o “Hospital das Bonecas”, onde foi feita a triagem, o tratamento e também uma ou outra intervenção cirúrgica aos bonecos que, carinhosamente, eram transportados até lá pelas crianças. É de salientar que as “novas instalações” do referido hospital (por sinal, bem apetrechadas!) funcionaram na Casa de Cedofeita, onde os vários serviços de saúde foram prestados tão prontamente, que não se registaram filas de espera!!!
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, foi representada uma peça de teatro, “A Mamã pôs um Ovo…!”, para todas as crianças do Jardim de Infância e 1º Ciclo, baseada num magnífico texto de Babette Cole. Contámos, para isso, com a colaboração da professora Patrícia Alves que “orquestrou” brilhantemente os jovens atores, alunos do então 11ºB. Entre “lesmas e caracóis”, “biscoitos de gengibre e açúcar”, tudo serviu para suscitar curiosidades e sensibilizar as nossas crianças para a temática da Sexualidade, de uma forma muito divertida.
Entretanto, em 2011, foi criada a “disciplina” PES na nossa plataforma Moodle, que tem como objetivos principais dar a conhecer as atividades dinamizadas, fornecer informação, recursos didáticos e esclarecer dúvidas.
Na altura, muitas questões eram colocadas na “caixinha de dúvidas” do “Espaço Saúde Rodrigues de Freitas”, dinamizado pelos estagiários de Enfermagem da UCP, sendo as respostas dadas através da plataforma Moodle, sob orientação da Coordenadora do PES e com o apoio técnico do Engenheiro estagiário, Luís Ferreira.
Realizou-se também uma Feira da Saúde, onde alunos e restante comunidade escolar puderam medir a taxa de glicemia e tensão arterial, obter o seu índice de massa corporal e esclarecer dúvidas sobre a anatomia do sistema reprodutor e os afetos. Paralelamente, e com a colaboração das estagiárias de Educação Física, foi, também, dinamizada uma “Master de Atividade Física”. Os alunos divertiram-se muito a abanar o esqueleto e tiveram de pôr os neurónios a funcionar para acompanharem a coreografia das professoras.
Em 2012, e preocupada com as “paixões” da comunidade educativa, a Coordenadora do PES esclareceu, através de um artigo intitulado “Bêbedos de Amor”, a função que o cérebro desempenha no processo de produção de prazer. A famosa dopamina, responsável pela “embriaguez” sensorial e emocional associada ao caráter efémero da “paixão”, serviu de mote a esse artigo…
O PES, ao longo dos anos, tem procurado responder às solicitações da comunidade educativa e promover um conjunto de atividades que resultem na melhoria da literacia em saúde dos alunos. Para isso, conta com algumas parcerias fundamentais, como Núcleo de Estágio de Biologia e Geologia da FCUP, Curso de Medicina do ICBAS, ACES Porto Ocidental, UCP e SPO, que contribuem para a dinâmica do PES e concretização das metas estipuladas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz