Eco-escola em atividade na Escola Básica de Miragaia

por Graça Silva (Scientix Deputy Ambassador Eco-escolas)


Na Escola de Miragaia o Eco-escola está a trabalhar pra melhorar o ambiente.
Na organização do trabalho fizemos já um Eco-conselho com a participação dos alunos para os mobilizar para o trabalho. Este é organizado segundo uma metodologia bem divulgada. 

Metodologia do programa 
Os temas de trabalho são a Água, Energia, Reciclagem, Biodiversidade e Agricultura Biológica. Há vários projetos promovidos pelo Eco-escolas ao qual a escola aderiu para integrar todo o seu trabalho e está inscrita no Depositrão, Eco-pilhas e concurso de Hortas. Estamos a terminar a campanha de recolha de pilhas e carregadores do primeiro período que esperamos terminar com sucesso.
Na horta fizemos grandes planos. Começamos por limpar o terreno com remoção das principais plantas pois são classificadas de Invasoras, ou seja, de elevado risco para a biodiversidade natural. O trabalho foi difícil mas compensador.
 
Aspeto da Invasora, conhecida como «Bons Dias» 

Fizemos a recolha de alguns produtos que foram criados no ano anterior e que ainda estavam nos espaços que fomos tratando.

 
Alimentos recolhidos da horta

À medida que limpamos a horta fomos semeando e cultivando, a começar por nabiças, seguida de favas, cenouras, couves, alho. Ainda teremos mais, como ervilhas, alface, etc.


As couves e as favas 
A horta tem contado com bastantes colaboradores, alguns mais regulares que outros mas nada seria feito sem eles, pelo que devem sentir-se orgulhosos do seu trabalho e manter o ritmo, aprender fazendo.

Equipas de trabalho 

Reciclagem 
Este é um dos temas caros ao Eco-escolas. Em Miragaia faz-se a separação regular de resíduos e recolhas específicas, como a campanha Depositrão, Eco-pilhas, Rolhinhas. Fazemos também trabalhos criativos com reciclagem de materiais.



Reciclagem

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz