Liberdade (Je Suis Etc...)

por Sofia Almeida (aluna do 12ºF da EBSRF)

“Liberdade, igualdade, fraternidade”[1] é o lema associado ao povo francês, desde a sua Revolução. Em 1789, ano em que a mesma se iniciou, a livre comunicação das ideias e opiniões foi considerada “um dos bens mais preciosos direitos do Homem”, estabelecendo-se, então, a liberdade de discurso na imprensa. Esta declaração foi uma vitória para a sociedade, que passou de censurada a livre.
No entanto, esse direito à liberdade não teve qualquer importância para um grupo de extremistas, quando Charlie Hebdo decide satirizar, várias vezes, a religião islâmica. Isto resultou na perda de 17 vidas durante um ataque à sede do jornal francês.
Este acontecimento sofreu muita atenção por parte dos media, o que resultou em opiniões distintas. Muitos comediantes e cartoonistas, à volta do mundo, acabaram todos por reagir a este ataque da mesma forma e chegaram à mesma conclusão: a comédia não deveria custar vidas. A comédia não deve ser um ato de coragem, deve entreter o espetador. Há uma parte da sociedade que defende que os cartoonistas não foram inteiramente inocentes, pois grande parte dos artigos ultrapassaram a linha do bom senso. E o facto de termos direito à liberdade de expressão, implica respeitarmos a posição do outro.
Este ataque acabou por abrir os olhos a muitos comediantes e artistas, que agora têm de pensar duas vezes antes de satirizar uma situação, não porque o Estado os condena, mas porque a sua própria vida pode estar condenada.
Não deveríamos todos ter o direito à liberdade de expressão? Seja através de uma crónica, quadro, música, cartoon ou até estilo? Sim, deveríamos. Penso que a verdadeira questão está no porquê de não conseguirmos essa a harmonia e esse respeito mútuo; seja entre religiões, raças, orientações sexuais, países ou até mesmo a nível monetário. Porque é que é tão difícil aceitarmo-nos e aceitarmos o outro como ele é? Não temos todos que partilhar dos mesmos interesses, temos apenas que respeitar os interesses dos outros.
Eu recuso-me a viver uma vida de medo e pânico por expressar as minhas crenças.


[1] = Liberté, égalité, fraternité

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Entrevista a Manuel Cruz

A Escola de Miragaia

Reencontro de ex-alunos do “Liceu D. Manuel II”