Rodrigues de Freitas




 por Sofia Almeida (aluna do 12ºF da EBSRF) iluistração por Raquel Rocha (aluna do 12ºF da EBSRF)

José Joaquim Rodrigues de Freitas nasceu no Porto a 24 de janeiro de 1840 e faleceu a 27 de julho de 1896 e foi dos poucos a conseguir uma harmonia entre a política e a educação.
Rodrigues de Freitas foi um importante republicano na história da política portuguesa e foi, acima de tudo, um visionário na área educativa. O legado que deixou é uma confirmação de que a política e a educação andam de mãos dadas.
O político fez sempre questão de realçar o problema da educação popular, focando-se em aspetos como o direito de todos a um mínimo de instrução, a importância de uma educação com conteúdos programáticos do realismo pedagógico e a elemento fulcral que é a formação. O republicano defendia que todos os seres humanos tinham o direito a realizarem-se como indivíduos e como membros da sociedade.
Rodrigues de Freitas defendeu a importância das ciências, indústrias e artes na política educativa, pois estas áreas acreditava que potenciavam a natureza humana. A instrução primária e a educação da mulher também foram assuntos abordados.
O político diz num dos seus textos que a sociedade da época tinha “suportado as consequências de um grande abatimento intelectual; sem este abatimento não poderíamos ter sido tão longamente dominados e oprimidos, como o fomos, pela teocracia e pelo absolutismo”. Esta afirmação demonstra que o Freitinhas (como era carinhosamente apelidado) acredita que a educação deve ser encarada como uma força emancipadora.
Infelizmente, esta luta incessante por um sistema que tratasse todos os géneros, idades e classes sociais da mesma forma acaba por passar despercebida a uma grande parte do povo português, mas não o nome Rodrigues de Freitas, que o antigo Liceu D. Manuel adotou após a Implantação da República em Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz