Scientix – um portal de Ciência para Professores

por Graça Silva (Scientix Deputy Ambassador Eco-escolas)
 
O Scientix é uma Comunidade única para professores, investigadores em educação, responsáveis da política educativa e todos os interessados e colaboradores. Porquê? Porque foi criado por convénio de 30 Ministros da Educação e Ciência da União Europeia. Existem conexões entre ministérios, Centros de Ciência, Universidades, Centros de Formação, Museus, etc.

Scientix promove e apoia os projetos Europeus de colaboração em ciência, nomeadamente os professores STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), investigadores e gestores de projeto.

A proposta é que adiram o máximo de professores, fazendo um registo muito simples, e a partir daí, pode procurar, projetos, recursos, partilhar os seus recursos, procurar parceiros ou novos colaboradores. Não é uma recurso novo, é um acervo dos recursos financiados e/ou sob financiamento europeu. Quase todos os professores já ouviram falar de eTwinning, Science on Stage.

O que pode obter um gestor de projeto?

Pode encontrar professores ou escolas para colaborar no seu projecto, na rede do Scientix; pode divulgar o seu projeto; pode colocar os seus recursos educativos às disposição da Comunidade segundo uma licença europeia que permite que seja respeitada a autoria do recurso; pode aumentar a rede de trabalho e mesmo organizar encontros com o apoio do Scientix. 

Alguns projetos inspiradores, que contam também com a colaboração de portugueses 
Portanto, fica aqui lançado o convite aos professores, registem-se no portal, consultem os projectos e os recursos disponíveis, descarreguem os que vos interessa e, se não estiver traduzido para português, solicitem a sua tradução. Todos os recursos com três pedidos serão traduzidos; classifiquem os recursos, vejam as novidades e participem nos debates! O Scientix está a monitorizar a atividade online e vai premiar três professores por mês. Podem ganhar uma semana em Bruxelas, na Future Classroom Lab, com tudo pago. É tentador…
www.scientix.eu – é assim fácil de encontrar e de usar, mesmo não sendo em português.

Conferência Scientix 
Realizou-se de 24 a 26 de outubro de 2014, uma conferência dirigida aos professores europeus da área STEM – ciências, matemática e tecnologias. Participaram quase 600 pessoas, incluindo os embaixadores do Scientix, e responsáveis do programa e dos projetos que estão mais ativos atualmente. De Portugal foram os representantes do Ministério da Educação, os embaixadores como a professora Graça Silva, da Escola Rodrigues de Freitas e diversos professores que se inscreveram e a quem foi aprovado a sua ida e respectivo financiamento. Desde logo fez-se um grupo muito animado com uma dezena de professores da região norte que ficaram muito entusiasmados com os projetos e experiências que puderam conhecer em primeira mão.

O regresso às escolas foi realizado com troca de contactos e de ideias pois todos desejam trabalhar em conjunto em projetos e organizar trabalho conjunto. A colaboração é a chave e é do que mais se deseja estimular no Scientix. 

Future Classroom Lab, o que é?
É uma espaço real criado para concretizar as grandes mudanças que se espera que ocorram na escola do futuro. Foi criada uma sala em Bruxelas com o apoio de várias empresas chave que investem na ciência e tecnologia. Temos assim a Intel, a Microsoft, Oracle, ISIS, Lego e muitas mais.

O conceito é altamente tecnológico mas segue um percurso “Inquire Based Learning” essencial em ciência. Tem uma dinâmica intensa e promove formação online e no local, com financiamento europeu e baseado na European Schoolnet. O sucesso tem sido evidente. Em diversos países têm-se criado réplicas desta sala. Em Portugal foi criada uma que abriu em 2014, na Escola secundária de Setúbal. Já está disponível para visitas e realizar formação. 

Projetos internacionais do Agrupamento 
Uma forma muito simples de um professor ou um grupo de professores participar numa comunidade com projetos, é com a plataforma eTwinning. Esta é uma plataforma que está disponível nos recursos do Ministério da Educação e que tem uma forte comunidade de professores que é devidamente suportada por uma equipa técnica e de professores voluntários. É possível entrar para explorar, aprender, com formação online ou regional, e pode-se estabelecer contactos e criar ou aderir a um projeto. Nesse contexto, é criada uma sala de trabalho do projeto, onde os professores e alunos envolvidos podem colaborar diretamente. Não é difícil de organizar pois há total liberdade de organizar o que se pretende e há um bom controle do trabalho feito.
Na Escola Básica de Miragaia existem dois projetos eTwinning, «A short guide to the identification of trees» com escolas de Espanha, Itália, Polónia, Eslováquia e Reino Unido. O local de estudo em Portugal é o Jardim das Virtudes, um local emblemático da cidade bem próximo. O segundo projecto foi inspirado no facto de 2015 ser o Ano Internacional da Luz e baseia-se na criação de experiências sobre a luz que irão estar em concurso. A adesão a este projeto foi imensa e a competição foi ajustada às diferentes idades dos alunos participantes. 
Ano Internacional da Luz 
O primeiro projeto está mais ativo, neste momento e tem mais uma escola interessada em participar, da Turquia. As escolas estão em contacto e foi realizado algum trabalho no terreno com fotografia e recolha de folhas para produzir um herbário.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz