Recordar a reportagem etc... no FIMP em 2010

 texto e fotografias por Bárbara Marmelo e Helder Marques (alunos do 12ºF)

Mais um grande evento cultural na cidade Invicta! Na última semana de Setembro, reuniram-se actores, marionetistas, artistas, e espectadores vindos de todo o mundo.
Entre muitos espectáculos e Workshops distinguiram-se os “Fimpalitos”.
Este workshop foi uma actividade integrada no Festival que ganhou muitos adeptos, principalmente crianças. O objectivo era criar uma marioneta partindo de objectos inutilizados. O resultado foi uma exposição gigantesca de marionetas feitas a partir de objectos comuns, todas elas funcionais e muito criativas!

Grande momento de destaque foi a representação de “la Timidezza delle Ossa”, pela companhia italiana “Pathosformel”.
Esta peça teve lugar no “Teatro de Ferro”, em Vila Nova de Gaia, local até onde, actores, espectadores e organizadores foram levados num autocarro panorâmico, onde foi possível ter uma vista privilegiada sobre a cidade do Porto. Chegados ao teatro, todos os espectadores entraram numa sala escura para perceber como o corpo humano se pode transformar numa marioneta. Acompanhada de sons estranhos, o público fixou a sua atenção no desenrolar de uma história entre um homem e uma mulher, por trás de uma tela branca, onde apenas podíamos ver a textura e a forma dos seus esqueletos. Uma representação que não deixou ninguém indiferente.

Outro momento marcante deste festival foi sem dúvida na noite de sábado - penúltimo dia do festival - o grandioso “Make Love Not War”, uma estreia na cidade, pelo Teatro de Marionetas do Porto.
O espectáculo de entrada livre e ao ar livre, teve lugar em frente ao Centro Português de Fotografia e contou com um grande número de espectadores. A peça baseou-se num conto épico de origem grega, em que as mulheres vendo os seus maridos em constante conflito armado, decidiram renunciar ao sexo, até que estes cedessem e parassem com a guerra. Uma peça arrebatadora e divinal que marcou o festival deste ano.

No último dia do Festival, Domingo, foi apresentada a peça infantil “Ba-Ba”, pela companhia italiana “Piccoli Principi”, seguida de um almoço no Jardim da Cordoaria onde se reuniram actores, colaboradores, alguns espectadores, os repórteres do Jornal Etc… e o director do Festival, Igor Gandra para celebrar o sucesso de mais um FIMP e responder às nossas questões, pouco antes do encerramento com o “Baile dos Gordos”!

Mais fotografias em:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz