O Comércio Justo como Alternativa

André Soares, Hugo Jorge, Joana Bencatel, Tiago Augusto e Tiago Carvalho (alunos do 9ºB)

Como muitos sabem, não existe apenas o comércio tradicional, aquele que todos usamos. Também existe um outro tipo de comércio, um que respeita os produtores e que vende os seus produtos a preços justos o Comércio Justo.
O CJ é caracterizado pela importância que dá aos valores éticos, que incluem os aspectos sociais e ecológicos da produção.
Esta “organização” guia-se por um conjunto de princípios, reconhecidos pelos envolvidos no projecto, sendo estes:

O respeito ambiental e humano, colocando as pessoas acima do lucro;
O estabelecimento de boas condições de trabalho e o pagamento de um preço justo aos produtores e produtoras (um preço que cubra os custos de um rendimento digno, da protecção ambiental e da segurança económica);
A disponibilização de pré-financiamento ou acesso a outras formas de crédito (micro-crédito);
A clareza quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua actividade, e a informação mútua entre todos os intervenientes na cadeia comercial, sobre os seus produtos e métodos de comercialização;
A disponibilização de informação ao consumidor sobre os objectivos do CJ, a origem dos produtos, os produtores e a estrutura dos preços;
A promoção de actividades de sensibilização e campanhas, quer junto dos consumidores (para realçar o impacto das suas opções de compra), como das organizações (para provocar mudanças nas regras e práticas do comercio internacional);
O reforço das capacidades organizativas, produtivas e comerciais dos produtores, através de informação, aconselhamento técnico, pesquisas de mercado e desenvolvimento de novos produtos;
A participação de todas as pessoas (produtores, voluntários e empregados) nas tomadas de decisão que as afectam;
A protecção e a promoção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, crianças e povos indígenas, bem como a igualdade da oportunidades entre sexos;
A protecção do ambiente e a promoção de um Desenvolvimento Sutentável, subadjacente a todas as actividades;
O estabelecimento de relações comerciais estáveis e de longo prazo;
A produção, tão completa quanto possível, dos produtos comercializados no país de origem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz