Windows Vista vs Windows XP

por Tiago Carvalho (aluno do 9ºB)

OVista tem maior espaço que os outros Sistemas Operativos (SO's): MS Windows e outros. É, por isso, mais lento na sua instalação e mais lento no arranque. Não é, no entanto, muito mais lento, o que até é fantástico num SO tão grande: nota dez nesta área.
O suplemento informático Bits & Bites procurou dar resposta á seguinte questão: Sistema Operativo revolucionário ou simples fogo de vista?
Então, para saber se o Vista é mais rápido na instalação que o XP, realizaram o seguinte teste: pôs-se um cronómetro a trabalhar desde que foi ligado o computador, até ele reiniciar. Os resultados foram os seguintes:

XP: 19 minutos e 41 segundos.
Vista: 21 minutos e 52 segundos.

Nota positiva para o Vista, já que ele é quatro vezes maior que o XP.
Voltou-se a desligar o computador, sem ter instalado nada em cada SO. Resultado:

XP: 48 segundos.
Vista: 1 minuto e 6 segundos.

O Bits & Bites dá uma nota negativa mas, eu dou nota positiva, porque o Vista tem de carregar mais informação.
Deixando o XP de lado e olhando só para o Vista, nota-se que, graficamente ficou melhor, futurista e limpo. Quando se acede ao Windows Vista, aparece o Welcome Center, onde podemos ir para quase todo o lado. O Vista tem um software que avalia o desempenho do computador numa escala de 0 a 5: tiveram nota três.
Para saber o que aconteceu para um computador ter um desempenho destes, decidiram recorrer a um programa do Vista: nota dez para este aplicativo do Vista.
Como aplicativos temos o Windows Aero (dá para mudarmos o Desktop do ambiente de trabalho), Windows Sidebar, Internet Explorer 7.0 (versão melhorada do Internet Explorer 6.0), Windows Media Player (igual à versão 11 para o XP), Windows Sideshow, User Mode Driver, Windows Display Drivers Model, JPEG XR (evolução do formato para fotos JPEG), Anytime Upgrade e bloqueio de cópias (não se podem fazer cópias do Vista, nem usar programas para o piratear).
Os utilizadores também têm mais facilidade em distinguir os pacotes à venda: verde-claro para Home Basic, verde-escuro para Home Premium, azul para Business e preto para o Ultimate.
Quanto aos requisitos:
 Para usar o Vista sem grandes funcionalidades: 800 MHz de processador (por exemplo um Intel Core 2 Duo), 512 MB de memória RAM, GPU compatível com DirectX 9, 20 GB de HDD (tipo Normal), CD-ROM.
 Para usar o Vista em toda a sua potência: 1 GHz de Processador (por exemplo um Intel Core 2 Duo), 2 GB de memória RAM, GPU compatível com DirectX 9, 40 GB de HDD (tipo normal, mas recomendado flash/disco rígido híbrido), DVD-ROM.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz