Xadrez

por Pedro Costa (aluno do 8ºB)

No início do 2º período, os alunos do 8ºB da nossa escola foram incentivados, pelo professor da disciplina de Estudo Acompanhado, a aprender e a jogar xadrez.
O professor, para perceber se os alunos sabiam ou não jogar xadrez, entregou um questionário onde se perguntava: “Sabes ou não jogar xadrez?”, “Se não sabes jogar queres aprender ?”, “Estás interessado em participar?”.
Após a recolha dos questionários, o professor verificou que a esmagadora maioria da turma tinha gostado da ideia. Alguns alunos revelaram interesse em aprender um jogo que não conheciam, outros queriam aperfeiçoar os conhecimentos que já possuíam.
Assim sendo, os alunos passaram a jogar xadrez todas as quartas-feiras, com a orientação do professor, que vai dando algumas dicas sobre as melhores opções de jogo.
Deste modo, os alunos vão aprendendo cada vez mais.

Algumas dicas sobre o jogo “XADREZ”:

O Tabuleiro: O xadrez joga-se sobre um tabuleiro quadrado, composto por oito linhas de oito casas, que são de cores claras e escuras, alternadamente.
As oito linhas de casas horizontais chamam-se “filas” e as oito linhas de casas verticais chamam-se “colunas”.

Ritmo de jogo: Cada jogador efectua uma jogada de cada vez. As jogadas são alternadas (uma branca e uma preta) até o fim da partida. A primeira é sempre das brancas.

O xadrez é composto por trinta e duas peças:
- 1 Rei;
- 1 Dama;
- 2 Torres;
- 2 Bispos;
- 8 Cavalos;
- 8 Peões.

Posição das peças no tabuleiro (do exterior para o centro): Torre, Cavalo. Bispo, o Rei branco na casa preta e o Rei preto na casa branca e a Dama, que é sempre colocada na casa da sua cor.
A segunda fila é preenchida com os peões.

Caracterização das peças:
Rei: não pode ser capturado, mas o objectivo do adversário é atacá-lo para dar Xeque-mate. Joga uma só casa de cada vez em todas as direcções (horizontal, vertical e diagonal).
Dama: é a peça mais valiosa do jogo, devido ao seu grande raio de acção. Joga em quantas casas quiser e puder e em todas as direcções: horizontal, vertical e diagonal.
Torre: depois da dama, é a peça mais valiosa. Joga quantas casas quiser e puder, na horizontal e vertical.
Bispo: um bispo joga pelas casas brancas, o outro pelas pretas. Joga quantas casas quiser e puder na diagonal.
Cavalo: é a única peça que pode passar por cima de outra peça. Joga em “L”, ou seja, duas casas para um lado e uma para o outro.
Peão: é a única peça que não pode andar para trás. Joga uma casa de cada vez para a frente, podendo avançar 2 casas, quando se encontra na inicial. Captura na diagonal, numa só casa.A Promoção: quando qualquer peão atinge uma das últimas casa do tabuleiro (portanto, do lado adversário), ele é promovido a outra peça mais valiosa (Dama, Torre, Bispo ou Cavalo). Pode-se promover tantos peões quantos os que consigam chegar à última linha, podendo ter no limitenove Damas.

O Xeque: há Xeque quando o Rei é ameaçado. Para resolver a situação existem algumas possibilidades: fugir para uma casa não ameaçada; capturar com o Rei ou outra, a peça que esta a ameaçar; interpor uma peça entre a atacante e o Rei (situação não possível quando o xeque for efectuado por um cavalo ou peão).

O Xeque-Mate: esta situação verifica-se quando não existe defesa para um xeque adversário. O jogador que der Xeque-Mate ganha o jogo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz