Windows 7


por Tiago Carvalho (aluno do 10ºA)

A Microsoft lançou o Windows 7 e cumpriu o que prometeu. Afinal, o Windows 7 é tudo o que o Vista deveria ser: os gráficos do Vista e a usabilidade do XP.
Comecemos a analisar o que o Windows 7 pede em relação ao Hardware: menos que o Vista. Sim, porque o Windows 7 corre num netbook (computador tipo portátil, mais fino e mais pequeno, e por isso com Hardware de desempenho mais baixo) o programa Aero (programa existente no Vista e no Windows 7 que permite controlar opções gráficas) corre no Windows 7 e não no Vista.
Instalação e arranque: menos de vinte minutos para instalação e 49 segundos no arranque (sem ser instalado algum outro programa no Windows 7). É muito bom. O XP instala em 19 minutos e arranca em 43 segundos. No Vista os tempos ainda são maiores.
Os programas são os que se encontram de base no XP e no Vista, só que podemos escolher se instalamos certos programas como o Messenger e o Movie Maker (a lista de programas e respectivo download estão no pacote Windows Live Essentials). O Windows Media Player chegou à versão 12 (suporta mais formatos de vídeo DivX e MPEG4; e o formato de música da Apple AAC). A Windows Sidebar (barra lateral) desaparece, mas os programas associados a ela continuam lá e podem ser movidos para outra parte do ambiente de trabalho. O Explorador do Windows está mais simples, foi adicionado o botão “Nova Pasta” e existe a organização de pastas através de bibliotecas. A Barra de Tarefas e o menu Iniciar só sofreram suaves retoques quanto ao design.
Concluindo, o Windows 7 é melhor que o Windows XP e que o Windows Vista. E ainda não saiu: o Windows 7 está em beta 1 (ainda está em fase experimental e tem erros), ou seja, o Windows 7 ainda tem muito a revelar. Mas, se quiserem experimentar, vão ao site da Microsoft e façam o download do melhor Windows de sempre. Estará à venda em Novembro deste ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz