Achas mesmo normal lêr o jornal na sala de aula?



O Jornal na sala de aula
por David Ferreira (aluno do 10ºF)
fotografia: Nuno Almeida (aluno do 10ºF)

Sabemos que os jornais transportam uma série de conteúdos que contribuem para a formação cívica dos alunos , não só aumentando a sua cultura geral como também desenvolvendo as suas capacidades intelectuais e espírito crítico.
Sendo um mediador entre a escola e o mundo, o jornal não se resume apenas à sua função informativa, contribui também, para despertar para uma realidade, levando o aluno a conhecer diferentes posturas ideológicas na análise dos factos da actualidade.
Este pluralismo de pontos de vista fornecidos pelo jornal, deveria ser incentivado (primordialmente) na sala de aula.
Servindo de ponto de referência, o professor pode promover a sua leitura e análise de diversas formas, tais como: o tipo de linguagem utilizado, a objectividade ou a subjectividade da informação, o comentário, a opinião, a imagem, etc...
Toda a informação apresentada no jornal, merece então um maior reconhecimento por parte da comunidade educativa, pois este representa um grande contributo para a formação do aluno e sobretudo, do cidadão.

Comentários

Anónimo disse…
Porque não? o jornal pode até ser um meio de discussão de temas, incentivar a leitura! Não me parece nada errado desde que o jornal tenha qualidade.

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz