Intel vs AMD


por Tiago Carvalho (aluno do 10ºA)

Enquanto a Intel continua com os poderosos processadores Core i7, a AMD aposta na óptima qualidade do processador Phenom II X4. Ou deverei dizer a plataforma Dragon (AMD).
Sim, porque agora os fabricantes usam mais vezes o termo plataforma que processador. O processador é simplesmente o processador sem ter mais nada em conta. A plataforma é um conjunto de peças (processador, motherboard, placa gráfica e outros componentes), com vista a criar o melhor desempenho num computador. Nisto a AMD ganha à Intel, pois a Intel usa plataformas com um preço bastante elevado e não podem usar grandes gráficas nas plataformas, visto não terem gráficas de alto desempenho da própria empresa. A AMD tem tudo: os processadores Phenom II X4, uma boa motherboard e gráficas de alto desempenho da ATI (pertencente à AMD). E um preço muito mais acessível.
Ou seja, a Intel faz os melhores processadores, mas a AMD tem as melhores plataformas.
Se quisermos apostar no desempenho, sem ligar ao preço, a escolha recai na plataforma da Intel. Se apostarmos na relação qualidade/preço, então a plataforma da AMD será a melhor escolha.
A AMD conseguiu chegar a um nível que não tinha: há um ano e meio, sabia-se que a Intel era a dona absoluta do mercado de processadores. Hoje, a AMD é a única concorrente à altura da Intel.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz

Reencontro de ex-alunos do “Liceu D. Manuel II”