O Arranha-Céus Rotativo do Dubai


por Catarina Gomes (aluna do 10ºA)

Os chamados “Dynamic Buildings” ou “Buildings in Motion”, marcam uma nova era na arquitectura pois são um novo e completo desafio à arquitectura tradicional que, até agora, se baseava na força da gravidade. A “Dynamic Architecture” torna-se agora num símbolo de uma nova filosofia que mudará a imagem das nossas cidades e que mudará também o nosso conceito de viver.
O nosso dia-a-dia é dinâmico assim como o espaço em que vivemos devia ser para se poder adaptar às nossas exigências que estão em constante mudança. Esta nova arquitectura permitirá aos edifícios serem “vivos”.
A “Dynamic Tower”, também conhecida por “Da Vinci Tower” foi ideia do arquitecto israelita David Fisher que nos últimos 30 anos se dedicou à projecção de casas introduzidas na natureza e na redefinição dos extremos técnicos e tecnológicos dos edifícios, especialmente em centros urbanos como Londres, Moscovo, Hong Kong, Paris e Dubai. A ideia surgiu há quatro anos durante uma visita de Fisher a um amigo seu em Nova Iorque. Na “Dynamic Tower”, ninguém poderá afirmar ter a melhor vista, pois cada um dos 80 pisos roda individualmente e a panorâmica de 360º da linha do horizonte completa-se em apenas uma hora. David Fisher descreve este projecto como “projectada pela vida…formada pelo tempo”. Cada apartamento na “Dynamic Tower” custará entre dois e 23 milhões de euros e na lista de espera do edifício já constam mais de 1100 nomes.
David Fisher refere-se também a este projecto como “uma central ecológica”, pois os painéis solares e as turbinas eólicas colocadas entre os vários pisos deverão fornecer energia suficiente para alimentar todo o edifício e, possivelmente, outros situados nas proximidades. A somar a todos os benefícios, está também o facto de este edifício possuir um elevador para automóveis que permite aos residentes estacionar mesmo à porta de casa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz

Reencontro de ex-alunos do “Liceu D. Manuel II”