O Humor. Textos de Autores Portugueses


pelas Professoras de Português do Ensino Secundário Recorrente

Sendo o Amor e o Humor constantes, ao longo dos séculos, na Literatura Portuguesa, foram estas as temáticas seleccionadas para duas sessões culturais, realizadas por alunos do Ensino Recorrente, na Biblioteca Jaime Cortesão, nos dias 25 de Março e 14 de Maio, respectivamente.
Na sessão de poesia subordinada ao Amor, foram declamados textos emblemáticos de vários autores e épocas literárias, representativos das diferentes concepções do lirismo amoroso, numa perspectiva diacrónica, contemplando o período decorrido entre a Idade Média e a época contemporânea.
Na noite dedicada ao Humor, optou-se igualmente por uma “viagem” através de autores portugueses, dos medievais aos contemporâneos, incluindo, no seu decurso, a visão satírica e irónica de João de Guilhade, Gil Vicente, Camões, Nicolau Tolentino, Bocage, Garrett, Camilo, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, António Aleixo, Almada Negreiros, Alexandre O'Neill, Lobo Antunes, Ricardo Araújo Pereira e Luís Filipe Borges. Da mordacidade e da ironia cáustica de muitos dos textos seleccionados, ressaltou a sua intemporalidade e actualidade em domínios tão diversos como a sociedade, a cultura, a política, a economia e até a religião.
Os alunos do 10º, 11º e 12º anos do Ensino Recorrente Nocturno levaram a efeito a representação de excertos vicentinos, bem como a declamação e dramatização dos restantes textos apresentados. A turma de Informática, 11ºCTI, enriqueceu ainda a sessão através da animação de imagens projectadas, referentes aos vários autores e temáticas textuais em destaque, num enquadramento igualmente humorístico.
Na Biblioteca, estiveram igualmente expostos cartazes que incluiam caricaturas de autores portugueses, nomeadamente realizadas por Bordalo Pinheiro, trabalhos dos mais destacados “cartoonistas” nacionais, assim como imagens e textos reveladores de incorrecções no uso quotidiano da língua portuguesa.
Torna-se imperativo elogiar sinceramente a disponibilidade e o entusiasmo manifestados pelos alunos do ensino recorrente, que, apesar das suas obrigações profissionais e exiguidade de tempos livres, corresponderam totalmente aos objectivos inicialmente propostos. A elaboração dos cartazes e convites alusivos a este evento esteve a cargo do professor Eduardo Miguel e da sua turma de Artes Visuais.
A sessão, que contou com uma plateia espontaneamente cooperante no riso e na aclamação, terminou num ambiente descontraído e de boa disposição, propiciado por um “buffet” que promoveu um agradável convívio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz