A angústia do paginador no momento do penálti



por Eduardo Miguel

Serve esta pequena crónica para descrever uma situação de angústia-pós-parto editorial, aproveitando também para um pouco de pedagogia tipográfica.
Sim, de tipografia, egografia e hortografia!

Tudo! Menos… caligrafia, que por ela esta estória nunca teria acontecido!

… Um colega de profissão (sim, professor) surpreendido ao verificar que uma actividade desenvolvida com os alunos, atempadamente enviada, não mereceu a sua publicação na última edição do Jornal, manifestou a sua justíssima indignação pelo sucedido.

Falta nítida… e sempre a dúvida… dentro ou fora da área… haverá razão para a marcação de uma grande penalidade?

No momento do penálti o guardião pede desculpa pela sorte, mas apenas considera três hipóteses: ou defende, ou… abola-vai-ao-poste-à-trave-ou-ao-lado. Afinal, são quatro.

O melhor é contar…

“… Era uma vez um ficheiro chamado “Jornal Etc.DocX” que chegou de banda larga à nossa caixa_sita em etc.jornal@gmail.com.

Dia 8 de Janeiro, eram precisamente 17h46m. Foi imediatamente transferido para a respectiva gaveta, digo, pasta, designada de “Art_Etc_7”, por extenso conhecida pelo vulgar nome de “artigosparapublicacaonojornaletcnumerosete” e de apelido C_meusdocumentos_rodriguesfreitas_2009/10_projectos_jornal_etc.

Sim. Sem acentos… não vá a cedilha zangar-se com o til… em qualquer espaço!

A verdadeira história começa a 15 de Janeiro, sete dias depois, quando volta a aterrar no nosso ciber_espaço um outro indivíduo com o mesmo nome, “Jornal Etc.DocX”.
Estranho, muito estranho, para qualquer leitor CSI mais atento!

Mais uma vez os serviços de segurança, também conhecidos por Brigada “Anti_Spam”, “Stewards” ou na gíria, “Túnel da Luz”, NÃO ACTUARAM!

Curiosamente e após muitas escutas, apurou-se o seguinte:

O segundo ficheiro, substituiu-se ao primeiro!

Claro que perguntou antes se podia. Na pressa, achou melhor… ir em frente! Motivo para cartão amarelo!

É justo referir que o respectivo artigo foi de imediato elogiado pela sua prontidão a uma solicitação emergente! Registou mesmo, a melhor marca do ano de velocidade, conforme rezam e confirmam os escutas do Gmail.
Ainda mais rápido que o popular Ctrl+C_Ctrl+V anterior detentor do record!

Infeliz coincidência esta, principalmente quando verificamos no nosso caduco B.I. analógico, a quantidade de gente à nossa volta com o mesmíssimo nome que nos foi atribuído.
Sem password.

Moral da história:

Todos merecem ser tratados pelo nome, mesmo aqueles que ficam originalmente conhecidos por “Os alunos realizaram uma visita” Que por acaso são em maior número que a grande família Silva, mas que por feliz acaso são distinguidos dos “Os alunoz realizaram uma visita” graças a uma intervenção divina que faz TODA A DIFERENSSA!

É falta… é penalty!

Comentários

osemanas disse…
Pois é! Eu sempre fui contra a numenclatura aborrecida e amorfa que os ficheiros adquirem, quando não devidamente catalogados por nós! Claro que podemos sempre usar a numeração para auxiliar... mas é igualmente aborrecida! Resta-nos usar a imaginação, sempre com bom senso, não vá o diabo tecê-las!!!
Claro que com um texto tão a pretexto, com certeza, os lesados já perdoaram a falta, que isto aqui não é futebol.
E mais, voto a favor de mais textos, com ou sem pretextos!
Anónimo disse…
Pedro Teixeira 9D nº 17

O banho de bola que o FC Porto deu ao Sporting CP fez com que se criasse um verdadeiro inferno para os jogadores da equipa leonina. Os adeptos dos dragões trataram de realçar ainda mais a incapacidade da equipa visitante a partir do terceiro golo dos da casa.

De referir, como já tem sido hábito, o tifo da Torcida Verde que não poderia deixar passar este clássico sem deixar uma mensagem especial, “Esforço, Dedicação, Devoção”.
Unknown disse…
Quando num jornal o resvisor quer escrever uma "gralha" e se engana, isso é uma "grelha"?
Sim. Sobretudo (ou gabardina) se se tratar de um especialista em "assados"!
Nota: este comentário foi feito a "quente" por ter o jantar ao lume.
Só para deixar um abraço e os parabéns de um ex-aluno e ex-coeditor do anterior jornal dessa magnifica Escola.
Bom trabalho!
Rui Veleda

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz