Entrevista à Drª. Maria da Luz Leonor (em colaboração com a BE/CRE no âmbito do Dia dos Namorados)

por Dinis Bento Loyens (aluno do 8ºB)

Maria da Luz Leonor, colaboradora da Biblioteca Jaime Cortesão, fez juntamente com os EFA-NS, uma exposição sobre o Amor e o Dia dos Namorados, e por isso fizemos-lhe uma entrevista.

D.B.L: Gostou de trabalhar com os EFA-NS?
M.L: Imenso. Gostei Imenso.

Etc: O que a levou a fazer o trabalho sobre esta temática?
M.L: Integra-se no currículo dos alunos, adapta-se e permite uma nova abordagem às questões amorosas, evitando, pelo auto-conhecimento de si e de diferentes estilos de amor, desencontros amorosos e conflitos. Por outro lado, é uma preciosa ajuda para aqueles que procuram o par ideal. De facto, criamos expectativas em relação ao outro que não correspondem à sua personalidade, o que arrasta consigo frustrações dolorosas. Quero sobretudo reforçar o gosto pela cultura, através do prazer de realizar actividades com significado.

Etc: : Porquê os EFA-NS?
M.L: Porque considero que esta iniciativa governamental merece todo o apoio. A sociedade actual exige de cada um de nós uma mudança que afecta os adultos, cuja instrução e saber é fundamental para fazer face a novos problemas e para enriquecimento da própria existência.

Etc: : Que outras temáticas no âmbito do amor gostaria de trabalhar?
M.L: Gostaria de trabalhar os preconceitos e estereótipos culturais que fazendo parte da nossa história cultural, provocam mal estar na relação entre sexos.

Etc: : Gosta de trabalhar com a Biblioteca Jaime Cortesão?
M.L: Adoro. Há da parte das pessoas responsáveis uma dedicação e empenho que me atrai profundamente. São pessoas muito dedicadas e de espírito muito aberto, dando apoio e disponibilizando tempo e reconhecendo o trabalho.

Etc: : Que perspectiva tem para o futuro?
M.L: Procurar novas fontes de informação que movimentem o espírito e sejam assim úteis para o enriquecimento dos alunos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz

Reencontro de ex-alunos do “Liceu D. Manuel II”