Projecto Comenius em Cagliari


Um trilho é feito de muitas pegadas
Texto de Joana Maia (aluna do 11ºB) Fotografias de Eduardo Miguel

A primeira pegada foi dada no dia 9 de Março, dia em que chegámos a Cagliari (Itália), em que conhecemos as nossas “novas famílias temporárias”.
Estar integrado numa família tipicamente italiana é uma experiência única a que nenhuma estadia num hotel de luxo se equipara. Com as nossas “novas famílias” aprendemos algo mais importante do que aquilo que está escrito nos livros: “o sentido de responsabilidade e liberdade”. Aprendemos a viver o quotidiano com pessoas que não conhecemos, aprendemos o que é estar no seio de uma família com uma cultura distinta da nossa e, principalmente, aprendemos a respeitar e a aceitar as diferenças multiculturais existentes no nosso próprio continente.
Este programa oferece-nos uma experiência nunca antes por nós vivida e é um óptimo impulsionador de cultura e de conhecimento!
A segunda pegada foi dada no dia 10 de Março, onde cada um de nós se apresentou formalmente aos restantes parceiros de projecto. Entretanto, lá fora, nos corredores, no recreio, íamos trocando impressões acerca das nossas respectivas culturas.
Num momento posterior houve uma apresentação de algumas escolas envolvidas no projecto. A manhã terminou com uma recepção do Sr. Presidente do município às diferentes escolas parceiras. Nesta cerimónia participaram os professores e um aluno de cada escola.
De tarde tivemos direito a uma visita guiada pela cidade, num autocarro panorâmico. Para não corrermos o risco do congelamento geral (o que poria em risco o nosso projecto) regressamos à escola onde nos aguardavam bebidas quentes e reconfortantes.
Esta jornada terminou com a apresentação das cidades de cada escola parceira, procurando mostrar os efeitos da globalização na sua evolução e transformação.
Depois de jantarmos nas respectivas famílias de acolhimento, a maioria dos participantes do projecto Comenius, festejaram o aniversário de um colega alemão, onde de novo confraternizámos.
A terceira pegada foi no dia 11 de Março. Da parte da manhã cada país apresentou a “little Play”, original, sobre a globalização.
De tarde foi o grande jogo entre os participantes, onde mesmo aqueles que perderam, GANHARAM!
A quarta pegada foi dada na sexta-feira. O dia começou com a apresentação das entrevistas realizadas nas cidades das sedes das escolas envolvidas no Projecto Comenius , onde os entrevistados falaram acerca da globalização. O dia prosseguiu com a realização de trabalhos de grupo, por parte dos alunos, sobre a globalização, enquanto os professores se reuniam para discutir e acertar os últimos pormenores sobre a próxima reunião do Projecto Comenius que decorrerá na Grécia.
Depois de almoçarmos assistimos a uma conferência sobre o tema central que nos levou a reunir, a globalização, onde ouvimos as experiências de emigrantes que residem actualmente na Sardenha.
Depois de ouvirmos as experiências partilhadas pelos oradores, seguiu-se um concerto de rock por uma banda musical constituída por alunos da escola de Cagliari e por um aluno grego envolvido no projecto.
A tarde terminou com um concerto de música do Senegal ao qual se juntaram no final, dois elementos da música tradicional sarda. A plateia composta por professores, alunos e familiares não resistiu e dançou até à exaustão.
De seguida tivemos direito a um jantar delicioso, com comidas típicas de todos os continentes, só possível devido ao empenho de toda a comunidade escolar de Cagliari.
A quinta pegada foi dada no sábado, dia livre para os alunos, que reunidos em grupos passearam e conviveram durante todo o dia pela cidade, tentando conhecer um pouco melhor a capital da Sardenha. Enquanto isso, os professores assistiram no final da tarde a um concerto de música, no Centro Lírico de Cagliari ao qual se seguiu um jantar com comida tradicional da Sardenha.
Há noite, os alunos envolvidos no projecto trocaram as últimas impressões sobre o projecto e despediram-se dos alunos dos restantes países.
A sexta pegada foi dada finalmente no domingo e foi sem dúvida alguma, a mais difícil de todas! Foi neste dia em que nos despedimos das famílias de acolhimento, famílias que nos acolheram como se fossemos seus membros, famílias a que nos afeiçoámos, famílias que recordaremos para sempre. Por esse motivo a hora da despedida foi muito, muito emocionada!
No fim desta jornada tão diferente e positiva, o enriquecimento sócio-cultural foi sem dúvida a grande aprendizagem que pudemos tirar desta experiência!

Mais fotografias em:
Projecto Comenius em Cagliari (Fotografias de Eduardo Miguel)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz