Projecto Comenius: A Europa dos Seis na Grécia


por Sara Dias e Tânia Gomes (alunas do 12ºE)

Oencontro final do projecto Comenius “United Europe and its many faces” decorreu na Grécia, entre os dias 4 e 9 de Maio, com a participação dos alunos Afonso Figueiredo (12ºB), César Martinho (12ºA), Filipe Barros (12ºA), Sara Dias (12ºE) e Tânia Gomes (12ºE), acompanhados pelas professoras Fernanda Pires de Lima, Isabel Silva e Rosa Costa.
A escola anfitriã foi a Geniko Lykeio Platykampoy, localizada em Platykampos, um dos distritos municipais da cidade de Larissa na Grécia central. Nesta região existe o famoso Monte Olimpo, a “morada” dos deuses da Grécia Antiga, e as principais planícies agrícolas do país. Larissa é a 4ª maior cidade da Grécia, importante centro agrícola e de comunicação, com uma história e tradições que remontam à Antiguidade.
Mais uma vez, as escolas participantes apresentaram os seus trabalhos, sobre as instituições da União Europeia, e os coordenadores de cada um dos seis países envolvidos - Finlândia, Alemanha, França, Portugal, Itália e Grécia - procederam à avaliação final deste projecto, que foi considerado um enorme sucesso.
Para além das apresentações dos trabalhos elaborados pelos alunos sobre as instituições da UE, foi realizada uma simulação de uma sessão do Parlamento Europeu com a participação de todos os alunos das escolas parceiras, que discutiram e votaram propostas sobre temas como “o uso de símbolos religiosos em público”, “políticas de alimentação saudável nas escolas”, “imigração”, “utilização da energia nuclear” e “programas Comenius”. Foi uma sessão muito participada e interessante que contou com a presença de um convidado especial - Giorgos Dimitrakopoulos - ex-membro do Parlamento Europeu.
Ao longo da semana do encontro, a escola anfitriã promoveu ainda diversas visitas a locais, dentro e fora da região de Larissa, como as ruínas do antigo teatro romano; as imponentes rochas sagradas de Meteora, com 400m de altura, um dos mais maravilhosos e impressionantes fenómenos geológicos do planeta reconhecido como património da Humanidade pela Unesco, com os mosteiros ortodoxos do séc. XIV construídos no topo das gigantescas falésias; o centro de Educação Ambiental de Agia; a mitológica montanha de Pelion e as zonas costeiras de Volos e Agiokampos no mar Egeu.
A hospitalidade dos nossos anfitriões e o convívio entre todos os participantes neste projecto ficarão para sempre na nossa memória. As recordações desta viagem, cheia de histórias e peripécias serão partilhadas com os amigos e colegas, nomeadamente com os que acompanharam de perto esta experiência inesquecível.
No regresso aconteceu o inesperado, ficámos retidos em Frankfurt por causa da nuvem de cinzas do vulcão islandês, cujo nome é ainda mais difícil de pronunciar que qualquer palavra grega - Eyjafjallajokull - mas essa é outra história. É caso para dizer “vimo-nos gregos” para chegar a casa!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz