Editorial (Edição nº10)

por Maria José Ascensão (Presidente da C.A.P. do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas)

Ano Europeu do Voluntariado 2011

A U.E. consagrou 2011 Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa como uma chamada de atenção para sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do Voluntariado.
O voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
O trabalho voluntário tem vindo a adquirir uma importância crescente e pode dizer-se que, em algumas áreas, tem sido determinante, dada a insuficiência ou mesmo inexistência de resposta das entidades públicas para os problemas que afectam alguns grupos sociais.
Há muitas possibilidades para o trabalho voluntário de jovens. São vários os projectos de voluntariado, em Portugal, nos domínios da acção social, da defesa do ambiente, da ciência e cultura, do desporto, etc. Basta consultar o portal da juventude - voluntariado em http://www.juventude.gov.pt/voluntariado.
Aqui ficam algumas sugestões.
- Do something.pt
- Programa Voluntariado Jovem para as Florestas
- Voluntariado no IPO-Porto (coordenado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte) http://www.acreditar.org.pt/
- Voluntariado@Porto - Serviço de Apoio ao Voluntariado da Câmara Municipal do Porto.
- Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado http://www.voluntariado.pt/
Para os mais arrojados, há igualmente voluntariado internacional.
- Voluntariado na União Europeia:
- Voluntariado nas Nações Unidas http://voluntariadojovem.juventude.gov.pt/
Nem todos têm noção de que as actividades de voluntariado em contexto escolar representam uma prática de cidadania regular e consistente. É importante divulgar essas boas práticas. O Etc terá certamente muito gosto em fazer eco de algumas delas.
É imperioso destacar o Programa de Voluntariado Estudantil Tutorial desenvolvido no âmbito do Programa Porto de Futuro. É um projecto que conta com a colaboração da Universidade do Porto e com o Pelouro da Educação, Juventude e Inovação da Câmara Municipal do Porto, cujo principal objectivo é a diminuição do abandono e insucesso escolar dos alunos do ensino básico e secundário. O nosso Agrupamento é parceiro neste programa e conta, no presente ano lectivo, com 43 voluntários, jovens estudantes universitários, cujo contributo tem sido muito significativo no apoio às actividades escolares dos alunos tutorados.
Ser voluntário é ter consciência de que há quem precise de nós, é apostar na cidadania activa dedicando o nosso tempo a fazer algo pelos outros e, afinal, por nós mesmos, dada a satisfação e realização pessoal que nos pode proporcionar.
Ser voluntário é exercer um direito de cidadania, mas é também um dever de responsabilidade social. Todos temos o dever de colaborar na construção de uma sociedade mais humana e mais solidária. Vamos, pois, reconhecer e valorizar o trabalho voluntário e dar um pouco de nós aos outros.
Esta edição do ETC assinala mais um aniversário do nosso jornal. Nestes três anos de vida, o ETC tem sido o incansável porta-voz da nossa vida escolar, divulgando ideias e projectos, destacando as actividades realizadas, dando expressão à criatividade e às emoções, com qualidade, rigor, autenticidade e sentido de humor. O Etc está mais maduro, mais experiente. Conquistou mais colaboradores e, acima de tudo, despertou a curiosidade de muitos e novos leitores. Pela regularidade, qualidade e originalidade do trabalho desenvolvido, tem-se afirmado no panorama dos jornais escolares e o reconhecimento externo não tem cessado.
O ETC está de parabéns pelo seu terceiro aniversário mas também, porque foi novamente premiado. O júri do Concurso Nacional de Jornais Escolares "Público na Escola" atribuiu-lhe o 2.º prémio ex aequo do 1.º Escalão e a menção honrosa pelo grafismo geral ex aequo.
Também a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República distinguiu o Etc com o 1º prémio ex aequo. A decisão da Comissão Nacional teve em conta a qualidade da abordagem da temática do concurso: “O que é uma República?”; a relevância, o rigor e a qualidade dos conteúdos seleccionados; o trabalho de recolha e tratamento da informação; o envolvimento dos alunos e diversidade etária; o trabalho de equipa desenvolvido; e, finalmente, o grafismo."
Fico imensamente satisfeita com mais estes prémios. A equipa merece. Mas creio que este reconhecimento é um pouco de todos nós. Saibamos saboreá-lo e colher dele um novo estímulo. Estou certa de que constituirá um factor de motivação para a adesão de novos colaboradores e para fidelizar os mais resilientes. É certo que a fasquia vai ficando cada vez mais alta... compete-nos aceitar o desafio.
MUITOS PARABÉNS! A TODOS! Continuem a dar-nos motivos de orgulho.
Seguiremos apostados na melhoria contínua da qualidade do nosso trabalho, que se deseja o mais participado e representativo possível do nosso agrupamento de escolas. Em cada nova edição, o Etc irá dar a conhecer mais de perto uma das escolas do novo e alargado agrupamento. Desta vez, o destaque vai para a Escola da Bandeirinha.
Bom Ano 2011!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz