Um Natal maior

pelos alunos do Curso EFA Básico

Chegou a época do Natal, época  em que se celebra o nascimento de Cristo. Festa religiosa, o Natal é também a festa das relações humanas:  Natal é sintonia, quer com a família e os amigos, quer até com desconhecidos; Natal é atenção aos outros; Natal é ser solidário e generoso.
       Na sociedade de hoje, contudo, o Natal tornou-se consumismo. Bloqueados pelo  nosso materialismo desmedido, descuramos a dimensão espiritual da quadra, desvirtuamos os seus valores e cada vez mais nos afastamos da essência do que o Natal nos oferece. Na azáfama dos preparativos e no turbilhão das compras, a troca de presentes, esvaziada da sua simbologia, reduz-se, muitas vezes,  a mera transação comercial.
      O Natal 2011 fica, sem dúvida, marcado como o de  um ano de recessão e crise.
Vamos comprar menos porque, até agora, comprámos demais. Mas será isso apenas negativo? Ou, antes, ocasião de recuperarmos o verdadeiro espírito natalício? Afinal, o Natal pouco ou nada tem a ver com a compra de presentes ou com a crise. Por isso, talvez aqui o menos seja mais. Vamos ensinar às crianças que os bens materiais não são os mais importantes. Vamos dar e receber afetos,  privilegiar o convívio com aqueles de quem gostamos e, de preferência, saborear tudo isto  com a nossa gastronomia – especialmente com a doçaria tradicional. Vamos armar os nossos presépios, vamos enfeitar as nossas árvores, vamos viver o Natal em harmonia e mostrar o encanto que esta época tem. Vamos acreditar que este  será  um Natal feliz.  E vamos torná-lo um Natal maior.

    Feliz Natal para todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz