A turma A do primeiro ano de 1964. Comemorações do cinquentenário

por Tomás Pasion, aluno do 9ºA da EBSRF [revisto]

Decorreu no sábado, dia 11 de Outubro de 2014, pelas 10 horas uma reunião de antigos alunos desta escola, mais concretamente da turma A do primeiro ano de 1964, comemorando o cinquentenário da sua chegada a esta instituição.

O encontro começou com a celebração de uma missa, na Igreja Românica de Cedofeita, em evocação dos que já não os acompanham, tendo alguns estado representados por elementos da respetiva família.

Após a cerimónia, o grupo reuniu-se no átrio da escola, tendo o Sr. Comandante Jorge Barreira agradecido a presença de todos e dado início ao cumprimento do programa. Após estas breves palavras, o Sr. Professor Abílio da Fonseca, na qualidade de professor mais antigo deste grupo de alunos, descerrou uma placa comemorativa, cujo texto se pode ver em baixo.





Os convidados seguiram para a Biblioteca Jaime Cortesão, onde decorreu uma “oração de sapiência” proferida pelo Sr. Prof. Viriato Pina Moura, seguida de uma apresentação de memórias e curiosidades dos seus tempos de estudante, no então Liceu Normal D. Manuel II. A cerimónia decorreu em tom informal e contou com diversas intervenções dos presentes inclusive da Diretora do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas. A Dr.ª Maria José Ascensão saudou os presentes salientando que era com enorme alegria que recebia este grupo de alunos e que era muito gratificante constatar a forte ligação e o vínculo com a escola. Prosseguindo no uso da palavra a Dr.ª Maria José referiu a importância da escola na criação e manutenção de laços “a escola é isto mesmo, … quando nos reencontramos as coisas adquirem um sabor especial, desejando que seja um dia inesquecível que lhes permita recordar e avivar memórias”. Em jeito de despedida, reforçou a ideia de que a Escola será sempre um espaço de partilha, onde os alunos se devem sentir “em casa”, estando esta sempre aberta para os receber. Por último agradeceu ao antigo aluno, Jorge Amado Rodrigues, em representação de todo o grupo, a doação à Biblioteca Jaime Cortesão, de dois computadores, salientando que ”este equipamento será muito proveitoso para os nossos alunos”.


O evento prosseguiu com uma visita ao Museu da Ciência e um passeio nostálgico pelas renovadas instalações da escola. A culminar o encontro, os antigos alunos reuniram-se na cantina, para um almoço de confraternização que decorreu com muita alegria.

Na Biblioteca ficará patente até finais de novembro uma pequena mostra de livros, cadernos e auxiliares de memória cedidos por alguns dos antigos alunos que refletem os seus modos de estar, estudar e conviver na época, há cinquenta anos atrás.
O nosso Jornal fez a cobertura dos pontos altos da comemoração e pôde testemunhar a amizade e a cumplicidade que se mantêm vivas entre os colegas da turma, bem como a alegria no reencontro com antigos professores.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz