Xº Aniversário do Jornal etc... 24 de janeiro 2018

O lançamento da primeira edição impressa do “Jornal etc…” aconteceu em 24 de Janeiro de 2008, dia que anualmente é celebrado o nascimento do “nosso patrono” Rodrigues de Freitas. Desde essa data, alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação e ainda antigos alunos e professores colaboram ativamente com o projeto. É o jornal de sete escolas da cidade do Porto que compõem o Agrupamento (E.B.S. Rodrigues de Freitas; E.B.1 da Torrinha; E.B.2/3 de Miragaia; J.I da Bandeirinha; J.I da Sé; J.I de S. Nicolau; J.I. de Carlos Alberto) desde o ensino pré-escolar até ao secundário.

A periodicidade é variável, com uma tiragem média de 500 exemplares com 20 páginas impressas em off-set a cores e preto/branco em papel renovaprint no formato fechado A3.

A distribuição é realizada nas escolas do agrupamento e remetida via CTT para instituições públicas e privadas e colaboradores do projeto.
Foram publicadas até ao momento catorze edições.

O projeto etc... estende a sua atividade através da publicação de newsletters em formato digital remetidas por correio electrónico para toda a comunidade escolar, instituições e comércio local.

No Blogue etc... estão disponíveis para consulta, download e comentário todas as publicações realizadas, mensagens atualizadas, galeria de fotografias e vídeos, "notícias na hora" relacionadas com a educação e o ensino entre muitas outras informações úteis para a comunidade escolar.

As redes sociais, de partilha e o correio electrónico servem de plataformas de informação e comunicação, assim como os diversos suportes gráficos produzidos em papel.

Este projeto já foi várias vezes distinguido no Concurso Nacional de Jornais Escolares promovido pelo Jornal O Público, pelo "DiaDN" iniciativa do jornal Diário de Notícias e pela Comissão das Comemorações do Centenário da República.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz