Sugestão de leitura da Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos




Cão Como Nós, de Manuel Alegre

É um épagneul-breton a personagem principal do livro de Manuel Alegre. Com "manchas castanhas e uma espécie de estrela branca no meio da cabeça". Cão... como nós. Como nós, porque sabe da amizade (o cão é o melhor amigo do homem), da solidariedade, protege a criança, consola o dono, pressente a desgraça, 'chora' a morte. Mas também é altivo e irrequieto. Às vezes desobediente e exibicionista. Chama-se Kurika, e acompanhou o escritor e a sua família ao longo de anos. Aliás, ele 'é' parte da família, diz Manuel Alegre. Um livro alegre e comovente. 

Sendo sobre um cão, o livro é sobre os homens. Certos homens com um certo tipo de valores só aparentemente contraditórios: a liberdade e a fidelidade, a solidariedade, a independência, a altivez.

"Na prosa desta pessoalíssima novela em forma de pequenas reflexões, Alegre consegue um equilíbrio perfeito entre um registo poético e humorístico. (...) Uma obra para ser lida por quem sabe de experiência própria. E porventura também pelos outros, já que não raras vezes... este cão fala por nós." in, Visão.

A equipa da BE/CRE recomenda a leitura deste livro, não só porque é um belíssimo testemunho de amor de um homem ao seu cão (como nós), mas também porque é o livro escolhido para a 1ª fase do concurso nacional de leitura para os alunos do ensino secundário.         

Boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Escola de Miragaia

Entrevista a Manuel Cruz